Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/3622
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Antunes, Fabiano | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0738282441710083 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Silva, Lenice Heloísa de Arruda | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6869241117079320 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Knapp, Joseana Stecca Farezim | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/9043134289772391 | pt_BR |
dc.creator | Furlan, Patricia Sotolani | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/0338281708054209 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2020-07-20T13:51:48Z | - |
dc.date.available | 2020-07-20T13:51:48Z | - |
dc.date.issued | 2014-02-25 | - |
dc.identifier.citation | FURLAN, Patricia Sotolani. Ensino como investigação: o papel do professor na aula experimental de ciências. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Biológicas) – Faculdade de Ciências Biológicas e Ambientais, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2014. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/3622 | - |
dc.description.resumo | Este trabalho discute as questões relacionadas a atividades práticas na escola e ao papel do professor para promover a aprendizagem através de experimentação no ensino de ciências. Descreve, através da bibliografia de diversos autores, a postura que o professor necessita adotar diante das dificuldades que alegam enfrentar ao utilizar a experimentação em seu cotidiano profissional, e aponta teoria da aprendizagem significativa segundo Ausubel. Tem- se como objetivo desta pesquisa possibilitar reflexões acerca da importância do professor como mediador em aulas experimentais de Ciências para o desenvolvimento cognitivo do aluno. Como encaminhamento metodológico realizou-se uma aula experimental. As atividades foram iniciadas com a exposição aos alunos de um vídeo do site Manual do Mundo sobre extração de DNA humano, para que posteriormente os procedimentos exibidos fossem reproduzidos por eles. Em um segundo momento o professor repetiu os procedimentos com alunos, fornecendo-os suporte e auxílio com as dúvidas. A aula foi concluída com uma entrevista semiestruturada, na qual a intenção foi analisar através das respostas dos alunos que papel que o professor exerceu durante as atividades. Os resultados evidenciaram que para que de fato a aprendizagem significativa ocorra faz-se necessário que o professor seja um profissional reflexivo, que análise sua prática profissional e proporcione, através de suas aulas, momentos de investigação aos alunos. Estes momentos favorecem a melhora de qualidade do ensino nas escolas. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Alison Souza (alisonsouza@ufgd.edu.br) on 2020-07-20T13:51:48Z No. of bitstreams: 1 PatriciaSotolaniFurlan.pdf: 1228560 bytes, checksum: 1b27e76c02492bd98fc5388becc132cd (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2020-07-20T13:51:48Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PatriciaSotolaniFurlan.pdf: 1228560 bytes, checksum: 1b27e76c02492bd98fc5388becc132cd (MD5) Previous issue date: 2014-02-25 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Grande Dourados | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Ciências Biológicas e Ambientais | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFGD | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Ciências - ensino e aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Sciences - Study and teaching | en |
dc.subject | Professores | pt_BR |
dc.subject | Teacher | en |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS | pt_BR |
dc.title | Ensino como investigação: o papel do professor na aula experimental de ciências | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ciências Biológicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PatriciaSotolaniFurlan.pdf | 1,2 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.