Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/3622
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Antunes, Fabiano-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0738282441710083pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Lenice Heloísa de Arruda-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6869241117079320pt_BR
dc.contributor.referee2Knapp, Joseana Stecca Farezim-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9043134289772391pt_BR
dc.creatorFurlan, Patricia Sotolani-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0338281708054209pt_BR
dc.date.accessioned2020-07-20T13:51:48Z-
dc.date.available2020-07-20T13:51:48Z-
dc.date.issued2014-02-25-
dc.identifier.citationFURLAN, Patricia Sotolani. Ensino como investigação: o papel do professor na aula experimental de ciências. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Biológicas) – Faculdade de Ciências Biológicas e Ambientais, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/3622-
dc.description.resumoEste trabalho discute as questões relacionadas a atividades práticas na escola e ao papel do professor para promover a aprendizagem através de experimentação no ensino de ciências. Descreve, através da bibliografia de diversos autores, a postura que o professor necessita adotar diante das dificuldades que alegam enfrentar ao utilizar a experimentação em seu cotidiano profissional, e aponta teoria da aprendizagem significativa segundo Ausubel. Tem- se como objetivo desta pesquisa possibilitar reflexões acerca da importância do professor como mediador em aulas experimentais de Ciências para o desenvolvimento cognitivo do aluno. Como encaminhamento metodológico realizou-se uma aula experimental. As atividades foram iniciadas com a exposição aos alunos de um vídeo do site Manual do Mundo sobre extração de DNA humano, para que posteriormente os procedimentos exibidos fossem reproduzidos por eles. Em um segundo momento o professor repetiu os procedimentos com alunos, fornecendo-os suporte e auxílio com as dúvidas. A aula foi concluída com uma entrevista semiestruturada, na qual a intenção foi analisar através das respostas dos alunos que papel que o professor exerceu durante as atividades. Os resultados evidenciaram que para que de fato a aprendizagem significativa ocorra faz-se necessário que o professor seja um profissional reflexivo, que análise sua prática profissional e proporcione, através de suas aulas, momentos de investigação aos alunos. Estes momentos favorecem a melhora de qualidade do ensino nas escolas.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Alison Souza (alisonsouza@ufgd.edu.br) on 2020-07-20T13:51:48Z No. of bitstreams: 1 PatriciaSotolaniFurlan.pdf: 1228560 bytes, checksum: 1b27e76c02492bd98fc5388becc132cd (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-07-20T13:51:48Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PatriciaSotolaniFurlan.pdf: 1228560 bytes, checksum: 1b27e76c02492bd98fc5388becc132cd (MD5) Previous issue date: 2014-02-25en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Grande Douradospt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Ciências Biológicas e Ambientaispt_BR
dc.publisher.initialsUFGDpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCiências - ensino e aprendizagempt_BR
dc.subjectSciences - Study and teachingen
dc.subjectProfessorespt_BR
dc.subjectTeacheren
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICASpt_BR
dc.titleEnsino como investigação: o papel do professor na aula experimental de ciênciaspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Ciências Biológicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PatriciaSotolaniFurlan.pdf1,2 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.