Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/3664
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: PCPskt: jogo de empresas destinado à qualificação de alunos de engenharia de produção
Autor(es): Lima, Alisson Viana
Primeiro Orientador: Hernández Vergara, Walter Roberto
metadata.dc.contributor.referee1: Menegazzo, Mariana Lara
metadata.dc.contributor.referee2: Santos, Rogério da Silva
Resumo: Os jogos de empresas possuem o objetivo de proporcionar aprendizado de forma prática e lúdica, além de servir como ferramenta de treinamento para profissionais e futuros profissionais. Neste trabalho foi desenvolvido um jogo de empresas referente a uma indústria que produz três tipos de skates, levando com consideração a parte de produção e finanças especificamente, com o intuito de treinar alunos do curso de engenharia de produção. O jogo simula um ambiente em que cinco empresas concorrem entre si a disputa de um mercado que possui demanda específica a cada tipo de skate, sendo que os jogadores terão que gerenciar os recursos financeiros e materiais a fim de obter maior lucro ao final de cada período. A modelagem é feita matematicamente e programada em Microsoft Excel 2007, e foi aplicado em alunos que cursavam engenharia de produção. Os resultados mostraram que a utilização dos jogos de empresas proporciona um melhor aprendizado pelos participantes, devido ao ambiente competitivo e dinâmico em que os alunos são inseridos, que acaba estimulando-os a tomarem as melhores decisões com intuito de obter a vitória.
Abstract: Business game aim to provide learning in a practical and playful way, as well as serving as a training tool for professionals and future professionals. In this paper it was developed a business game related to an industry that produces three types of skateboards, considering production and finance specifically, aiming to train industrial engineering students. The game simulates an environment in which five companies compete each other to dispute a market that has a specific demand for each type of skate, so players will have to manage the financial and material resources to get more profit at the end of all periods . Modeling is done mathematically and programmed in Microsoft Excel 2007, and was applied to students who were attending industrial engineering. The results showed that the use of business games provides a better learning to the participants, due to the competitive and dynamic environment in which students are included, that encourage them to make better decisions intending to get victory.
Palavras-chave: Aprendizagem experiencial
Experiential learning
Jogos de gerenciamento
Management games
CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Engenharia
Citação: LIMA, Alisson Viana. PCPskt: jogo de empresas destinado à qualificação de alunos de engenharia de produção. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Produção) – Faculdade de Engenharia, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2013.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/3664
Data do documento: 3-Set-2013
Aparece nas coleções:Engenharia de Produção

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AlissonVianaLima.pdf626,1 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.