Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/3665
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Identificação da produção mais limpa em uma usina de açúcar e álcool: um estudo de caso
Autor(es): Huçalo, Bruna Regina
Primeiro Orientador: Hernández Vergara, Walter Roberto
metadata.dc.contributor.referee1: Menegazzo, Mariana Lara
metadata.dc.contributor.referee2: Raia, Vitor Hugo Rocha
Resumo: O setor sucroenergético é responsável por gerar, em seu processo produtivo, uma grande quantidade de resíduos. Esta indústria necessita de grandes quantidades de água e energia elétrica para manter a produção do açúcar ou álcool. Porém, desde o início de suas atividades, este setor está se desenvolvendo tecnologicamente e otimizando seus métodos de produção, buscando atender aos requisitos da legislação ambiental. Sabe-se que muitos dos métodos utilizados para a gestão ambiental de uma usina de açúcar e álcool podem ser inseridos no conceito de Produção Mais Limpa (P+L), sem que haja uma consciência disto. Este trabalho identifica técnicas de P+L em uma usina de açúcar e álcool do Mato Grosso do Sul, para tanto, se utilizou o método de estudo de casos para identificar tais medidas de P+L. Os resultados encontrados indicam que embora a empresa não tenha formalizado um planejamento de implantação da P+L, existem ações que contemplam as medidas de P+L. Conclui-se que a empresa busca a eficiência produtiva através de procedimentos de P+L empregados, porém ainda não visualiza a formalização da implantação da P+L como um método para reduzir resíduos, reutilizar rejeitos e, consequentemente, promover uma redução nos custos de produção.
Palavras-chave: Gerenciamento de resíduos
Waste management
Indústria sucroalcooleira
Sugar industry
CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Engenharia
Citação: HUÇALO, Bruna Regina. Identificação da produção mais limpa em uma usina de açúcar e álcool: um estudo de caso. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Produção) – Faculdade de Engenharia, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2013.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/3665
Data do documento: 4-Set-2013
Aparece nas coleções:Engenharia de Produção

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BrunaReginaHucalo.pdf1,56 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.