Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/3680
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A Difusão sanitária como tema relevante na formação continuada
Autor(es): Vieira, Mariany Bonamigo
Primeiro Orientador: Carrijo Mauad, Juliana Rosa
Resumo: Por mais que os índices de morbimortalidade pelas doenças infecciosas tem diminuído, o Brasil ainda apresenta uma realidade que expõe suas frágeis estruturas ambientais e urbanas, no que diz respeito a saneamento básico, educação, sistema de saúde pública entre outros; tornando a população vulnerável as doenças que "acreditava-se" estarem controladas, abrindo assim, espaço para o (re)surgimento de diversas enfermidades. Através do reconhecimento desta realidade e preocupação com a mesma, alguns professores do curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal da Grande Dourados, juntamente com os acadêmicos do curso, iniciaram um projeto de extensão intitulado Bioenducando, o qual tem como objetivo levar informações e conhecimento de saúde pública a comunidade (agentes de saúde, professores, alunos e população de bairros socialmente excluídos) de Dourados-MS. Contudo, o trabalho aqui apresentado teve como foco os professores da Rede Municipal de Ensino de Dourados-MS, pois considera-se que o profissional que antes surgia sem exigência deste conteúdo, passou a ser cobrado em relação à sua formação, sendo fundamental seu envolvimento com a realidade da comunidade na qual atua. Com isso, foram realizadas capacitações sobre a temática, para estes professores, no período de formação continuada dos mesmos, com o intuito de informá-los, atualizá-los e complementar seus currículos. Foram aplicados questionários sobre os assuntos trabalhados, para que pudesse constatar um possível déficit de conhecimento destes professores em relação a temática.
Palavras-chave: Saúde pública
Public health
Formação de professores
Teacher education
Formação continuada
Continuing education
CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Ciências Biológicas e Ambientais
Citação: VIEIRA, Mariany Bonamigo. A Difusão sanitária como tema relevante na formação continuada. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Biológicas) – Faculdade de Ciências Biológicas e Ambientais, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2013.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/3680
Data do documento: 2013
Aparece nas coleções:Ciências Biológicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MarianyBonamigoVieira.pdf224,05 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.