Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/3692
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Desenvolvimento e aplicação de metodologia para otimização de processos em uma indústria sucroenergética
Autor(es): Trindade, André Carlos Rodrigues
Primeiro Orientador: Barbosa, Fabio Alves
metadata.dc.contributor.referee1: Homem, Gerson Ribeiro
metadata.dc.contributor.referee2: Possari, Rafael
Resumo: O setor sucroenergético se apresenta em um bom momento nacional e internacionalmente falando, onde grandes investimentos estão cada vez mais presentes, principalmente no que diz respeito a novos equipamentos e instalações. Entretanto, essas indústrias ainda carecem de técnicas modernas de gerenciamento, como já é comum em empresas de outros setores tradicionais de produção. Dentre essas técnicas, o Planejamento e Controle da Produção (PCP) se mostra como uma das mais tradicionais ferramentas de otimização e controle de processos. Desse modo, a adaptação e aplicação de técnicas de PCP em uma indústria sucroenergética situada no Estado de Mato Grosso do Sul, bem como o acompanhamento dos resultados gerados por tais ações representa o foco do presente estudo.
Abstract: The sugarcane industry is presented in a good time, nationally and internationally speaking, where large investments are increasingly present, mainly in new equipment and new facilities. However, these industries still lack modern management techniques, as is common in traditional industry sectors. Among these techniques, planning and production control appears as one of the most traicionais optimization tools and process control. Thus, the adaptation and application of techniques of production planning and control in a cane industry located in the state of Mato Grosso do Sul, as well as the monitoring of results, is the focus of this study.
Palavras-chave: Planejamento de Produção
Production Planning
Controle de Produção
Production Control
Indústria sucroalcooleira
Sugar industry
CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Engenharia
Citação: TRINDADE, André Carlos Rodrigues. Desenvolvimento e aplicação de metodologia para otimização de processos em uma indústria sucroenergética. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Produção) – Faculdade de Engenharia, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2012.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/3692
Data do documento: 28-Jun-2012
Aparece nas coleções:Engenharia de Produção

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AndreCarlosRodriguesTrindade.pdf1,52 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.