Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/369
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Fernandes, Célia Regina Delácio-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4978877013343192pt_BR
dc.creatorIguma, Andréia de Oliveira Alencar-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2905669814029074pt_BR
dc.date.accessioned2019-03-25T20:27:10Z-
dc.date.available2019-03-25T20:27:10Z-
dc.date.issued2012-03-30-
dc.identifier.citationIGUMA, Andréia de Oliveira Alencar. Representações de leitura na literatura infantojuvenil: um estudo do PNBE-2009. 2012. 114 f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Faculdade de Comunicação, Artes e Letras, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2012.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/369-
dc.description.abstractThis dissertation presents a study on the representations of the reading in contemporary literature for children and uouth, from a corpus constituted by the narratives that comprise the National Program Library of School - PNBE version 2009: Amigos Secretos (2009) of Ana Maria Machado; Assassinato na Biblioteca (2009) of Helena Gomes; Beto, o analfabeto (2008) of Drummond Amorin; Letras Finais (2008) of Luis Dill; O Mágico de Verdade (2008) of Gustavo Bernardo; O Mário que não é de Andrade (2008) of Luciana Sandroni; O mundo é pra ser voado (2006) of Vivina de Assis and Pode me beijar se quiser (2009) of Ivan Ângelo. The analysis is preceded by a discussion of the conceptions attributed of the practices and the approach of the National Program Library of School – PNBE, which has been the largest distributor of literary works among the Brazilian public schools. Furthermore, we made a brief overview of the emergence of children’s literature in Brazil and the importance of literature in the school context to then reach the central part of this study which are representations of reading (more specifically literary) present in the narratives that circulate in Brazilian public schools through government procurement. Thus, the work aims to contribute to the formation of the reader literary manners, to improve the reading public polices in Brazil and for understanding the relationship between literature for children and youth, reading and school.en
dc.description.resumoEsta dissertação apresenta um estudo sobre as representações da leitura na literatura infantojuvenil contemporânea, a partir de um corpus constituído pelas narrativas que integram o Programa Nacional Biblioteca da Escola – PNBE versão 2009: Amigos Secretos (2009) de Ana Maria Machado; Assassinato na Biblioteca (2009) de Helena Gomes; Beto, o analfabeto (2008) de Drummond Amorin; Letras finais (2008) de Luís Dill; O Mágico de Verdade (2008) de Gustavo Bernardo; O Mário que não é de Andrade (2008) de Luciana Sandroni; O mundo é pra ser voado (2006) de Vivina de Assis e Pode me beijar se quiser (2009) de Ivan Ângelo. A análise é precedida da discussão das concepções atribuídas à leitura e suas práticas e da abordagem do Programa Nacional Biblioteca da Escola – PNBE, que vem sendo o maior distribuidor de obras literárias entre as escolas públicas brasileiras. Ademais, foi feito um breve panorama do surgimento da literatura infantil no Brasil e da importância da literatura no contexto escolar para, então, chegar à parte fulcral deste estudo que são as representações de leitura (mais especificamente, as literárias) presentes nas narrativas que circulam nas escolas públicas brasileiras por meio de compras governamentais. Assim, o trabalho pretende contribuir para a formação do leitor literário em idade escolar, para a melhoria das políticas públicas da leitura no Brasil e também para a compreensão das relações entre a literatura infantojuvenil, leitura e a instituição escolar.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Alison Souza (alisonsouza@ufgd.edu.br) on 2019-03-25T20:27:10Z No. of bitstreams: 1 AndreiadeOliveiraAlencarIguma.pdf: 75992 bytes, checksum: 83bbb6cf1051fe2f56bf587b8e516399 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-03-25T20:27:10Z (GMT). No. of bitstreams: 1 AndreiadeOliveiraAlencarIguma.pdf: 75992 bytes, checksum: 83bbb6cf1051fe2f56bf587b8e516399 (MD5) Previous issue date: 2012-03-30en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Grande Douradospt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Comunicação, Artes e Letraspt_BR
dc.publisher.programPrograma de pós-graduação em Letraspt_BR
dc.publisher.initialsUFGDpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLiteratura infantojuvenilpt_BR
dc.subjectYoung adult literatureen
dc.subjectPrograma Nacional Biblioteca da Escolapt_BR
dc.subjectLeitura - política públicapt_BR
dc.subjectReading - Public policyen
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpt_BR
dc.titleRepresentações de leitura na literatura infantojuvenil: um estudo do PNBE-2009pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AndreiadeOliveiraAlencarIguma.pdf2,64 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.