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dc.contributor.advisor1Viana, José Jair Soares-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5727031233026272pt_BR
dc.creatorSilva, Yara Romero Alves da-
dc.date.accessioned2020-07-31T12:25:46Z-
dc.date.available2020-07-31T12:25:46Z-
dc.date.issued2011-11-07-
dc.identifier.citationSILVA, Yara Romero Alves da. Modelo SERVPERF: satisfação e qualidade percebida pelos clientes pessoa física dos bancos Bradesco e Banco do Brasil na cidade de Dourados, MS. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) – Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2011.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/3720-
dc.description.abstractThis study aims to identify the level of satisfaction and perceived quality by customers in relation to the banking agencies and service offered to individuals of Banco do Brasil and Bradesco Bank in Dourados MS. The agencies chosen were selected because of their position in the ranking among the largest banks in Brazil, according to net income and configure also among the banks with the largest number of complaints with the Central Bank (BACEN-2010). For this purpose was made a self- administered questionnaire based on model SERVPERF. The research subjects were the account holders of the agencies surveyed in each bank. The questionnaire included questions covering demographic variables, to characterize the profile of the bank customers, questions about the behavior of customer consumption related to products consumed, factors influencing the purchase decision and time for holders of the bank. It is also addressed, where the services offered proposals were evaluated against the attributes and dimensions of services: reliability, responsiveness, empathy, tangibility and security, these dimensions are relevant to assessing the level of satisfaction and perceived quality of service available. It is a descriptive and exploratory, with data processed in a quantitative way, by establishing percentages observed between the amount of each item and the total respondents to the issues involving demographic variables and by calculating the arithmetic mean in the allocation of notes regarding the dimensions of the banking service. Finally, with the results we observed a higher average assigned to Banco Bradesco and increased consumption of products for the Banco do Brasil, although the analysis has generally included the customers surveyed. The result presented the importance of performing this type of research in companies, for the purpose of satisfaction through quality service and build customer loyalty and establish strategies and competitive advantages.en
dc.description.resumoO presente trabalho busca identificar o nível de satisfação e a qualidade percebida pelos clientes em relação ao serviço bancário oferecido nas agências de atendimento à pessoa física dos Bancos do Brasil e Bradesco no município de Dourados MS. As agências escolhidas foram selecionadas devido à posição que ocupam no ranking entre os maiores bancos no Brasil, de acordo com lucro líquido e configurarem também entre os bancos com maior número de denúncias e reclamações no Banco Central (BACEN 2010). Para tal objetivo foi desenvolvido um questionário autopreenchível adaptado ao modelo SERVPERF. Os sujeitos da pesquisa foram os clientes correntistas das agências pesquisadas em cada banco. No questionário foram incluídas perguntas que abrangiam variáveis demográficas, para caracterização do perfil dos clientes bancários, questões sobre o comportamento de consumo dos clientes referente a produtos consumidos, motivos que influenciaram na decisão de compra e tempo de correntistas do banco. Abordou-se também, proposições onde os serviços oferecidos foram avaliados em relação aos atributos e dimensões dos serviços: confiabilidade, presteza, empatia, segurança e tangibilidade, dimensões estas relevantes para avaliação do nível de satisfação e percepção da qualidade do serviço oferecido. Trata-se de uma pesquisa descritiva e exploratória, com dados tratados de forma quantitativa, através do estabelecimento de percentuais entre a quantidade observada de cada item e o total de respondentes para as questões que envolviam variáveis demográficas e através do cálculo de média aritmética na atribuição das notas em relação às dimensões do serviço bancário. Por fim, com os resultados obtidos foi possível observar uma média maior atribuída ao Banco Bradesco e aumento do consumo de produtos em relação ao Banco do Brasil, embora a análise tenha contemplado de maneira geral os clientes pesquisados. Os resultados mostram a importância em se realizar esse tipo de pesquisa nas empresas, com a finalidade de através da satisfação e qualidade do serviço fidelizar seus clientes e estabelecer estratégias e vantagens competitivas duradouras.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Alison Souza (alisonsouza@ufgd.edu.br) on 2020-07-31T12:25:46Z No. of bitstreams: 1 YaraRomeroAlvesSilva.pdf: 1778042 bytes, checksum: dea007895ae065f46cdeb5688490aaeb (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-07-31T12:25:46Z (GMT). No. of bitstreams: 1 YaraRomeroAlvesSilva.pdf: 1778042 bytes, checksum: dea007895ae065f46cdeb5688490aaeb (MD5) Previous issue date: 2011-11-07en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Grande Douradospt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economiapt_BR
dc.publisher.initialsUFGDpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectSatisfação do clientept_BR
dc.subjectConsumer satisfactionen
dc.subjectQualidade de serviçopt_BR
dc.subjectQuality of serviceen
dc.subjectBanco (Instituição financeira)pt_BR
dc.subjectBanks and bankingen
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpt_BR
dc.titleModelo SERVPERF: satisfação e qualidade percebida pelos clientes pessoa física dos bancos Bradesco e Banco do Brasil na cidade de Dourados, MSpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
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