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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Pereira, Maria Ceres-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7076861432756697pt_BR
dc.creatorLima, Jackeline Marcuci-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9437107884095184pt_BR
dc.date.accessioned2019-03-25T20:44:11Z-
dc.date.available2019-03-25T20:44:11Z-
dc.date.issued2012-04-26-
dc.identifier.citationLIMA, Jackeline Marcuci. Candidatos à licenciatura indígena: um estudo linguístico das produções escritas. 2012. 89 f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Faculdade de Comunicação, Artes e Letras, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2012.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/372-
dc.description.abstractEl escenario de esta investigación es el estado de Mato Grosso do Sul, un estado que es actualmente la segunda mayor población indígena en el que justifica el estudio.Debido a la proximidad a las zonas urbanas y el contacto cercano con las personas no indígenas que viven aquí han visto arrebatado y buscar otras formas de vida. La escuela se convierte en la esperanza. Los maestros son indígenas a buscar cada vez más a la educación superior y los grados son los más buscados después del entrenamiento. Teniendo en cuenta estas cuestiones a continuación, se propone que esta labor se ha centrado en la discusión de la educación intercultural y bilingüe en las escuelas indígenas, eventos alfabetizaciones sociolinguisticamente en contextos complejos. El principal objetivo de esta tesis doctoral se centra en el análisis de los candidatos para los cargos de vestibular Teko Arandu-indígena curso de pregrado en la Universidad Federal de Dorados Grande (UFGD). Es de destacar que el público, donde los ensayos se obtuvieron es de los grupos étnicos indígenas Guaraní/Kaiowá.Todos los ensayos son sin nombres y la identificación no es relevante para el estudio.La teoría se basa en el mismo plan de estudios de referencia nacional para los Pueblos Indígenas-RCNEI Escuelas y tiene como objetivo la mejora de las diferentes lenguasque se hablan en la escuela. Este estudio pone en perspectiva la investigacióndocumental, ya que utiliza los ensayos que forman parte de la colección del Proyecto de Investigación en Lingüística Aplicada. Entre la política de educación bilingüe Idioma - El caso de Tekohá Kuera en la EM, este proyecto financiado por la CAPES a través de un aviso público del Observatorio de la Educación Indígena.es
dc.description.resumoO cenário desta pesquisa é o estado de Mato Grosso do Sul, que atualmente é o segundo maior em populações indígenas, o que justifica o estudo. Por conta da proximidade com áreas urbanas e o contato estreito com o não indígena, os povos que aqui vivem se viram levados em buscar outro modo de vida. A escola então passa a ser a esperança. Os docentes indígenas passam a buscar, cada vez mais, a formação superior e as licenciaturas são as formações mais procuradas. Considerando então estas questões é que se propõe este trabalho, que tem como foco discutir a educação bilíngue e intercultural nas escolas indígenas, os eventos de Letramentos em contextos sociolinguisticamente complexos. O foco maior desta dissertação centraliza-se em análises de redações de candidatos ao vestibular do Teko Arandu- curso de Licenciatura Indígena da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Destaca-se que o público de onde as redações foram coletadas é indígena das etnias Guarani/Kaiowá. Todas as redações estão sem nomes e a identificação não é relevante para o estudo. A base teórica da mesma se apóia no Referencial Curricular Nacional para as Escolas Indígenas (RCNEI) e visa à valorização das diferentes línguas presentes no âmbito escolar. Este estudo se coloca na perspectiva da pesquisa documental, visto que se utiliza de redações que fazem parte do acervo do Projeto Investigações em Linguística Aplicada. Da Política Linguística à Educação Bilíngue – O Caso dos Tekohá Kuera no MS, projeto este financiado pela CAPES via edital do Observatório da Educação Escolar Indígena.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Alison Souza (alisonsouza@ufgd.edu.br) on 2019-03-25T20:44:11Z No. of bitstreams: 1 JackelineMarcuciLima.pdf: 919543 bytes, checksum: 2ee5c0b87233591881f1c832cb67e695 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-03-25T20:44:11Z (GMT). No. of bitstreams: 1 JackelineMarcuciLima.pdf: 919543 bytes, checksum: 2ee5c0b87233591881f1c832cb67e695 (MD5) Previous issue date: 2012-04-26en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Grande Douradospt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Comunicação, Artes e Letraspt_BR
dc.publisher.programPrograma de pós-graduação em Letraspt_BR
dc.publisher.initialsUFGDpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPovos indígenas - educaçãopt_BR
dc.subjectIndigenous peoples - Educationen
dc.subjectBilinguismopt_BR
dc.subjectBilingualismen
dc.subjectRedaçãopt_BR
dc.subjectEssaysen
dc.subjectReferencial Curricular Nacional para as Escolas Indígenaspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICApt_BR
dc.titleCandidatos à licenciatura indígena: um estudo linguístico das produções escritaspt_BR
dc.title.alternativeLos Candidatos indígenas de graduación: un estudio lingüístico de lãs producciones escritases
dc.typeDissertaçãopt_BR
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