Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/3774
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Mussury, Rosilda Mara-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8308188020990220pt_BR
dc.creatorFaganello, Juliana Polonio-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5038880812885396pt_BR
dc.date.accessioned2020-08-06T12:59:19Z-
dc.date.available2020-08-06T12:59:19Z-
dc.date.issued2010-
dc.identifier.citationFAGANELLO, Juliana Polonio. Educação ambiental como ferramenta na sensibilização de jovens em vulnerabilidade social do “Lar Ebenézer”, Dourados- MS. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Biológicas) – Faculdade de Ciências Biológicas e Ambientais, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2010.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/3774-
dc.description.resumoA educação ambiental é considerada um processo permanente, no qual os indivíduos e a comunidade tomam consciência do meio ambiente e adquirem conhecimentos, valores, habilidades, experiências e a determinação que os tornam aptos a agir individual e coletivamente para resolver problemas ambientais presentes e futuros. Este projeto teve como objetivo, qualificar e quantificar a eficiência da Educação Ambiental, como ferramenta na conscientização e transformação da percepção ambiental, de jovens do sexo feminino, entre 7 e 12 anos, em vulnerabilidade social, do “Lar Ebenézer”, uma entidade privada,que abriga menores, na cidade de Dourados-MS. Foi feito inicialmente um bate papo com as jovens doa Lar e posteriormente aplicado um questionário para avaliar o quanto elas conheciam sobre lixo, biodiversidade entre outros aspectos. Posteriormente foram feitas atividades enfocando diferentes temas e na seqüência o questionário foi reaplicado. Os resultados obtidos comprovaram que a prática de atividades educacionais e ambientais resulta em mudança de pensamento, acréscimo de conhecimento, logo gerando uma consciência ambiental nas jovens, impondo uma visão de preocupação com o ambiente e com os outros integrantes que os compõe.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Alison Souza (alisonsouza@ufgd.edu.br) on 2020-08-06T12:59:19Z No. of bitstreams: 1 JulianaPolonioFagnello.pdf: 604273 bytes, checksum: de4387ba5e1e3fba35c6e3a88a9044ed (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-08-06T12:59:19Z (GMT). No. of bitstreams: 1 JulianaPolonioFagnello.pdf: 604273 bytes, checksum: de4387ba5e1e3fba35c6e3a88a9044ed (MD5) Previous issue date: 2010en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Grande Douradospt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Ciências Biológicas e Ambientaispt_BR
dc.publisher.initialsUFGDpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectEnvironmental educationen
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICASpt_BR
dc.titleEducação ambiental como ferramenta na sensibilização de jovens em vulnerabilidade social do “Lar Ebenézer”, Dourados- MSpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Ciências Biológicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JulianaPolonioFagnello.pdf590,11 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.