Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/3777
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Avaliação do monitoramento voluntário de borboletas em tempo real: implicações para conservação da biodiversidade
Autor(es): Wachter, Morgana Francieli
Primeiro Orientador: Roque, Fabio de Oliveira
metadata.dc.contributor.referee1: Medina Júnior, Paulino Barroso
metadata.dc.contributor.referee2: Comar, Mario Vito
Resumo: O presente trabalho teve como objetivo testar um sistema inovador de monitoramento da biodiversidade em tempo real através do uso dos celulares, particularmente avaliamos a implementação deste sistema usando borboletas frugívoras como indicadores de diversidade na região de Dourados, Mato Grosso do Sul. Nosso estudo foi baseado em 4 fases: 1)montagem de banco de dados fotográficos sobre borboletas em celulares, 2)mobilização e treinamento de voluntários, 3)coleta de borboletas, 4)avaliação do erro associado às identificações. Foram identificadas 11 espécies de borboletas, sendo a maioria coletada em área de fragmento florestal, próximo à cidade de Dourados. Sugerimos que a abordagem de se usar metodologia simples, como a dos celulares, para o monitoramento de grupos carismáticos, como as borboletas, pode ser implementada em programas de monitoramento de biodiversidade em áreas urbanas, pois houve elevado índice de acertos nas identificações por parte dos voluntários, o custo foi relativamente baixo (sendo que os equipamentos de coleta usados são baratos e os celulares estão amplamente difundidos).
Palavras-chave: Bioindicador (animal)
Indicator animals
Lepidoptera
Preservação ambiental
Environmental protection
CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Ciências Biológicas e Ambientais
Citação: WACHTER, Morgana Francieli. Avaliação do monitoramento voluntário de borboletas em tempo real: implicações para conservação da biodiversidade. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Biológicas) – Faculdade de Ciências Biológicas e Ambientais, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2010.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/3777
Data do documento: 2010
Aparece nas coleções:Ciências Biológicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MorganaFrancieliWachter.pdf2,49 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.