Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/3778
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Padrões de riqueza taxonômica de múltiplos táxons no Rio Paraná, um grupo pode ser usado como substituto do outro?
Título(s) alternativo(s): Patterns species richness of multiple taxa in the Paraná river, a group can be used as surrogate of the other?
Autor(es): Zampiva, Nayara Karla
Primeiro Orientador: Roque, Fabio de Oliveira
Resumo: Neste estudo nós avaliamos o grau de congruência em riqueza de taxa de fitoplâncton, zooplâncton, macroinvertebrados e peixes amostrados em diferentes pontos no Rio Paraná, durante um programa de monitoramento. Usamos banco de dados que compreende em dois anos de amostragem que inclui dados de 357 táxons sendo: 77 de peixes, 83 de zooplâncton, 103 de fitoplâncton, 94 de fauna associada à macrofitas e vegetação marginal e 86 de macroinvertebrados bentônicos. Para avaliar o grau de associação entre os grupos aplicamos análise de correlação Linear. Este estudo demonstrou que a riquezas entre os grupos não demonstraram correlações lineares fortes. No âmbito de monitoramento ambiental, nossos resultados indicam que o uso de grupos substitutos não é adequado para avaliação da riqueza dos taxa considerados.
Palavras-chave: Bioindicador (animal)
Indicator animals
Biodiversidade
Biodiversity
Biomonitoramento
Biomonitoring
CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Ciências Biológicas e Ambientais
Citação: ZAMPIVA, Nayara Karla. Padrões de riqueza taxonômica de múltiplos táxons no Rio Paraná, um grupo pode ser usado como substituto do outro?. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Ciências Biológicas) – Faculdade de Ciências Biológicas e Ambientais, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2010.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/3778
Data do documento: 2010
Aparece nas coleções:Ciências Biológicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
NayaraKarlaZampiva.pdf157,13 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.