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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Estudo comparativo sobre a satisfação dos clientes em quatro empresas na cidade de Dourados, MS
Autor(es): Silva, Roseli Tozzi Colombo
Primeiro Orientador: Viana, José Jair Soares
metadata.dc.contributor.referee1: Casarotto, Eduardo Luis
metadata.dc.contributor.referee2: Novaes, Amilton Luiz
Resumo: Este estudo tem por objetivo analisar se as empresas certificadas com o selo de melhor empresa para trabalhar, da revista VOCÊ S/A, se sobressaem aos seus concorrentes não certificados no que se refere à satisfação dos clientes. Desse modo, a pesquisa foi realizada em duas fases, sendo a primeira qualitativa, com um questionário semi-estruturado, e a segunda fase quantitativa com um questionário estruturado e elaborado a partir da análise das entrevistas da primeira fase, tendo como base a escala SERVQUAL. Fez parte da pesquisa duas empresas do ramo de telefonia móvel e duas do comércio varejista de móveis e eletrodomésticos. A amostra foi composta por 210 (duzentas e dez) pessoas, sendo 10 (dez) na fase qualitativa e 200 (duzentas) na fase quantitativa. O levantamento de dados foi realizado entre março e julho de 2015 na cidade de Dourados, MS. Os resultados obtidos demonstraram uma similaridade na satisfação dos clientes entre as empresas de mesmo ramo, dessa forma, as empresas detentoras do selo de “melhores empresas para trabalhar” não se sobressaíram em relação aos seus concorrentes pesquisados. Vale ressaltar que a satisfação dos clientes depende de vários fatores ligados tanto à gestão de pessoas quanto às estratégias empresariais, necessitando assim, de investimentos direcionados de acordo com as prioridades de seu público alvo.
Abstract: This study aims to analyze if the companies certified with the best company seal to work, from VOCÊ S/A magazine stand out to their non-certified competitors when it comes to the customer satisfaction. This way, the survey was conducted in two phases, being the first qualitative, with a semi-structured questionnaire, and the second one quantitative with a structured and elaborated from the analysis of the first phase interviews questionnaire, based on the SERVQUAL scale. Two companies in the mobile industry and two of retail sales of furniture and appliances took part in the research. The sample consisted of 210 (two hundred and ten) people, including ten (10) in the qualitative phase and two hundred (200) in the quantitative phase. Data collection was conducted between March and July 2015 in Dourados, MS. The results showed a similarity in customer satisfaction among the same industry companies, therefore, the companies holding the seal of "Best Places to Work" did not stand out in relation to its competitors surveyed. It is worth saying that customer satisfaction depends on many factors related both to personnel management regarding business strategies, also requiring, targeted investments in accordance with the priorities of their target audience.
Palavras-chave: Marketing
Satisfação do cliente
Consumer satisfaction
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia
Citação: SILVA, Roseli Tozzi Colombo. Estudo comparativo sobre a satisfação dos clientes em quatro empresas na cidade de Dourados, MS. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) – Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2015.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/3787
Data do documento: 24-Nov-2015
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