Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/3793
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Viana, José Jair Soares-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5727031233026272pt_BR
dc.contributor.referee1Galão, Fabiano Palhares-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7717775646024629pt_BR
dc.contributor.referee2Casarotto, Eduardo Luis-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4633102509901694pt_BR
dc.creatorMartins, Bruno Henrique-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9739665204249372pt_BR
dc.date.accessioned2020-08-11T12:36:00Z-
dc.date.available2020-08-11T12:36:00Z-
dc.date.issued2014-05-08-
dc.identifier.citationMARTINS, Bruno Henrique. Gerenciamento da prevenção de perdas em supermercados de Dourados (MS). 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) – Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/3793-
dc.description.abstractIncreased competition and competitiveness among enterprises has increased considerably over the years, coupled to the sophistication of this business techniques and strategies employed by themselves have also figured out how practices to increase competitive advantage and achieving new markets. In the retail industry is no different, as with the increasing demand and the increasing purchasing power of the people can be observed the increasing competition and consequently the increase in administrative practices that distinguish companies, thus causing more prepared remain on the market. The retail supermarket, by your time, after the creation of the new store formats had some increase in the complexity of administration , considering that there was, in many cases, a significant increase in the mix of products and therefore the demand of control and organization of these. The loss prevention emerges as an administrative tool to assist managers of supermarket organizations to reduce their number of losses, since with increased competition, companies need to find mechanisms to increase their profits, so, reducing losses operational breakdowns and presents itself as a new strategy. Inevitably, in supermarkets, where there are a lot of products, there is a considerable number of losses, either expired products or lack of proper administration. The role of the manager seeking to reduce these rates, this way preventing loss emerges as an important strategy for increasing profitability and competitive advantage.en
dc.description.resumoO aumento da concorrência e da competitividade entre as empresas tem aumentado consideravelmente com o passar dos anos, atrelado a isso a sofisticação das técnicas empresariais, bem como as estratégias por elas empregadas, também tem se figurado como práticas para aumento da vantagem competitiva e conquista de novos mercados. No ramo do varejo não é diferente, pois com a crescente demanda e com o aumento do poder aquisitivo das pessoas se pôde observar o aumento da concorrência e consequentemente o aumento das práticas administrativas que diferenciam as empresas, fazendo assim com que as mais preparadas se mantenham no mercado. O varejo supermercadista por sua vez, após a criação dos novos formatos de loja, teve certo aumento da complexidade de administração, considerando que houve, em muitos casos, um aumento relevante do mix de produtos e, por conseguinte da demanda de controle e organização destes. A prevenção de perdas surge como uma ferramenta administrativa para auxiliar os gestores das organizações supermercadistas, a reduzir o seu número de perdas, uma vez que com o aumento da concorrência, as empresas precisam buscar mecanismos que aumentem os seus lucros, assim a redução de perdas e quebras operacionais se apresenta como uma nova estratégia. Inevitavelmente, em supermercados, onde há uma grande quantidade de produtos, existe um número considerável de perdas, seja por produtos vencidos ou por falta de administração adequada. É papel de o gestor buscar reduzir esses índices, assim, a prevenção de perdas surge como uma estratégia importante para o aumento da lucratividade e da vantagem competitivapt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Alison Souza (alisonsouza@ufgd.edu.br) on 2020-08-11T12:36:00Z No. of bitstreams: 1 BrunoHenriqueMartins.pdf: 875071 bytes, checksum: 2d0fb92d0b62fff66c2eadeab783267f (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-08-11T12:36:00Z (GMT). No. of bitstreams: 1 BrunoHenriqueMartins.pdf: 875071 bytes, checksum: 2d0fb92d0b62fff66c2eadeab783267f (MD5) Previous issue date: 2014-05-08en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Grande Douradospt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economiapt_BR
dc.publisher.initialsUFGDpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectComércio varejistapt_BR
dc.subjectRetail tradeen
dc.subjectPerdapt_BR
dc.subjectLossesen
dc.subjectCompetitividade - Aspectos econômicospt_BR
dc.subjectCompetitiveness - Economic aspectsen
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpt_BR
dc.titleGerenciamento da prevenção de perdas em supermercados de Dourados (MS)pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BrunoHenriqueMartins.pdf854,56 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.