Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/3804
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Fidelização do cliente tendo em vista o marketing relacionamento no setor hoteleiro na cidade de Dourados/MS
Autor(es): Paludo, Thiago Ozekoski
Primeiro Orientador: Viana, José Jair Soares
metadata.dc.contributor.referee1: Casarotto, Eduardo Luis
metadata.dc.contributor.referee2: Galão, Fabiano Palhares
Resumo: O presente trabalho tem o intuito de abordar através do estudo de campo realizado nos hotéis de Dourados/MS, qual a importância e a amplitude dada a ferramenta marketing de relacionamento na visão dos clientes (hóspedes) e dos gestores hoteleiros. Os resultados foram obtidos de acordo com a disponibilidade e aceitação dos proprietários desses estabelecimentos na cooperação para responder ao questionário destinado ao gestor do negócio e outro questionário destinado aos seus clientes. Diante dessa necessidade de aceitação, a pesquisa acabou se tornando um tanto limitado levando-se em consideração a influência que o setor exerce na cidade. Os crescimentos da cidade juntamente com o número de habitantes dessa os clientes tornaram-se mais exigente no momento da escolha, motivo pelo qual o marketing de relacionamento vem se encaixar perfeitamente a fim de destacar alguns diferenciais oferecidos por algum dos hotéis pesquisados e que acabam tendo grande influencia no retorno desse cliente aos serviços prestados. O tema abordado no presente trabalho é de extrema importância tendo em vista a grande necessidade do setor para a cidade, que recebe diariamente pessoas de diversas regiões, e tendo em vista sua rotina de trabalho, acabam usufruindo dos serviços hoteleiros, em alguns casos todas as semanas. Entretanto, a presente pesquisa é de suma importância para o meio em analise, tendo em vista o seu crescimento e por consequência a busca por meios que possam interferir na escolha do cliente, tendo como intuito maior a fidelidade da clientela. Sendo esse o motivo pelo qual o marketing de relacionamento tem grande relevância e o qual será estudado nos tópicos a seguir.
Abstract: This paper aims to address through the field of study in the hotels of Dourados/MS, which the importance and scope to the relationship marketing tool in the customer view (guests) and hoteliers. The results were obtained according to the availability and acceptance of the owners of these establishments in cooperation to respond to the questionnaire for the business manager and another questionnaire for their customers. Given this need for acceptance, the research turned out to be somewhat limited taking into account the influence that the sector has on the city. The city's growth along with the number of inhabitants that customers have become more demanding at the time of choice, why relationship marketing has fit perfectly to highlight some advantages offered by any of the surveyed hotels and end up having great influence on the return of client services rendered. The subject of this work is of utmost importance in view of the great need in the industry for the city, which receives daily people from different regions, and in view of their work routine, just enjoying the hotel services, in some cases all weeks. However, this research is of paramount importance for the medium being analyzed, considering their growth and therefore the search in ways that may interfere with the customer's choice, with the largest order the loyalty of customers. That being the reason why the relationship marketing has great relevance and which will be studied in the following topics.
Palavras-chave: Hotelaria
Hospitality industry
Fidelização do cliente
Customer loyalty
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia
Citação: PALUDO, Thiago Ozekoski. Fidelização do cliente tendo em vista o marketing relacionamento no setor hoteleiro na cidade de Dourados/MS. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) – Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2014.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/3804
Data do documento: 18-Dez-2014
Aparece nas coleções:Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ThiagoOzekoskiPaludo.pdf493,56 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.