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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Viana, José Jair Soares-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5727031233026272pt_BR
dc.contributor.referee1Novaes, Amilton Luiz-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0994801724255246pt_BR
dc.contributor.referee2Casarotto, Eduardo Luis-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4633102509901694pt_BR
dc.creatorBezerra, Gleicy Jardi-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7929751820103611pt_BR
dc.date.accessioned2020-08-13T12:05:16Z-
dc.date.available2020-08-13T12:05:16Z-
dc.date.issued2013-03-24-
dc.identifier.citationBEZERRA, Gleicy Jardi. Merchandising no Ponto-de-Venda (PDV) como estratégia de atrair consumidores: um estudo de caso em um supermercado de Dourados-MS. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) – Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2013.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/3807-
dc.description.resumoSabe-se que a satisfação dos consumidores é de extrema importância para as organizações, e, através da satisfação percebida tem-se a fidelidade e consequentemente gera a recompra. Num ambiente altamente competitivo e com uma população completamente informada, as organizações precisam investir em ferramentas que possam despertar o desejo em consumir. No presente trabalho a ferramenta utilizada é o merchandising, sendo este, considerado uma grande e importante ferramenta para o supermercado. Diante de uma ampla concorrência, a conquista no poto-de-venda é um diferencial perante as demais empresas. Sendo assim, foi realizada uma pesquisa na cidade de Dourados, Mato Grosso do Sul, para os clientes de um supermercado com o objetivo de avaliar a importância do merchandising como estratégia de atrair os consumidores. Para elaboração da pesquisa, em primeiro momento foi realizada um estudo em fontes literárias para conhecimento do assunto e em seguida foi estruturado um questionário que foi aplicado dentro da loja para os consumidores que frequentavam o supermercado. Através da literatura e dos resultados obtidos, pode-se analisar a importância do merchandising no supermercado, pois, grande parte da população não faz lista de compras, assim decidem o que comprar no momento que percorre as gôndolas. Na análise dos dados, têm-se resultados positivos e negativos para o supermercado pesquisado, dentre os positivos, 69% dos pesquisados afirmam que a comunicação da loja possibilita comprar produtos que não eram planejados. O ambiente interno da loja é um ponto muito importante para o cliente, pois um ambiente agradável faz com que o consumidor fica na loja durante muito tempo ou nem chegue a fazer compras. Dos resultados negativos, o consumidor ficou indeciso se o preço cobrado é baixo com relação aos da concorrência e também se o setor de FLV (frutas, verduras e legumes) possuem produtos frescos. Uma limitação encontrada no trabalho foi à dificuldade de conseguir respondentes para a pesquisa, pois, a maioria dos consumidores estava sem tempo para responder o questionário. Como sugestão para trabalhos futuros, fica a ideia de fazer comparativos em outros supermercados da cidade.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Alison Souza (alisonsouza@ufgd.edu.br) on 2020-08-13T12:05:16Z No. of bitstreams: 1 GleicyJardiBezerra.pdf: 734092 bytes, checksum: 3803a807517340691f79c467dbb10bec (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-08-13T12:05:16Z (GMT). No. of bitstreams: 1 GleicyJardiBezerra.pdf: 734092 bytes, checksum: 3803a807517340691f79c467dbb10bec (MD5) Previous issue date: 2013-03-24en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Grande Douradospt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economiapt_BR
dc.publisher.initialsUFGDpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectComportamento do consumidorpt_BR
dc.subjectConsumer behavioren
dc.subjectSatisfação do clientept_BR
dc.subjectConsumer satisfactionen
dc.subjectMerchandisingen
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpt_BR
dc.titleMerchandising no Ponto-de-Venda (PDV) como estratégia de atrair consumidores: um estudo de caso em um supermercado de Dourados-MSpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
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