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Tipo: Tese
Título: Para ler vozes na tela: a escola como potencializadora das legendas como recurso de acessibilidade para surdos
Título(s) alternativo(s): To read voices on screen: the school as potentiator of subtitle as an acessibility resouce for the deaf
Autor(es): Nascimento, Grazielly Vilhalva Silva do
Primeiro Orientador: Santos, Reinaldo dos
Resumo: O uso do recurso de legendas em objetos audiovisuais constitui uma das importantes vias de acessibilidade para as pessoas surdas. No entanto, para que essa via se efetive como um recurso para inclusão, alguns enfrentamentos precisam ser feitos. Dentre eles, destacamos a falta de preparação educacional dos usuários para interagirem com as legendas de forma autônoma e significativa. Por essa razão, esta tese de doutorado investigou as possibilidades de potencializar, no âmbito da educação, o uso de legenda em audiovisuais como recurso de acessibilidade e inclusão. A pesquisa teve como objetivo geral planejar, implementar e avaliar a efetividade de atividades didáticas voltadas para a ampliação, especialmente nos alunos surdos, das habilidades para interação com legendas presentes em objetos audiovisuais como recurso de acessibilidade e inclusão escolar e social. Ao conjunto dessas ações, denominamos de educationware. Os objetivos específicos foram: a) dimensionar o potencial das atividades didáticas planejadas e implementadas para a promoção da autonomia dos usuários na interação com o recurso de legendas audiovisuais; b) identificar e analisar as possibilidades e limitações do uso de atividades com legendas e possíveis formas de utilização do recurso para a aprendizagem da Língua Portuguesa como segunda língua pelos alunos surdos; c) desenvolver e conceituar, a partir deste estudo em particular, uma proposta educacional denominada educationware voltada para a formação e preparação dos alunos para o uso efetivo dos recursos de TICs; d) elaborar um guia didático para o uso do recurso de legenda em audiovisuais em situações de aprendizagem como meio de divulgação e contribuição social da pesquisa. O referencial teórico-metodológico parte das contribuições da teoria bourdieusiana sobre a escola e o habitus linguístico e pedagógico, além das contribuições de autores temáticos da área de comunicação, tecnologias de informação e comunicação (TICs), desenho universal, desenho universal na aprendizagem, educação bilíngue para surdos, acessibilidade e inclusão. A tese defendida é que o uso e a interação da pessoa surda com recursos de legendas em objetos tecnológicos, quando efetivado pelo educationware em espaços de educação formal e/ou informal, potencializam a acessibilidade, a inclusão e o exercício pleno da cidadania da pessoa surda. Quanto à natureza da pesquisa, ela foi desenvolvida sob a abordagem qualitativa e quantitativa por meio da metodologia de estudo de painel e sob uma perspectiva transdisciplinar. Participaram da pesquisa 20 surdos e 13 ouvintes por um período de oito meses. A pesquisa foi desenvolvida em uma instituição pública de ensino superior da cidade de Dourados, Mato Grosso do Sul. Os procedimentos para geração e análise de dados envolveram: seleção e downloads de objetos audiovisuais (estudo de recepção de mídia), avaliação diagnóstica inicial e processual, coletas de depoimentos do grupo participante da pesquisa, implementação de atividades didáticas voltadas à interação com o recurso de legendas, e aplicação de 297 questionários, totalizando 2.970 perguntas, por meio dos quais realizamos o acompanhamento da evolução do grupo de participantes diante do consumo de legendas em audiovisuais. Os resultados revelam que a implementação de atividades didáticas com a finalidade de ampliar as habilidades de interação com legendas potencializam o uso efetivo do recurso e, consequentemente, geram impactos positivos na promoção da acessibilidade, inclusão escolar e social da pessoa surda. Por fim, a investigação ressalta a importância da etapa de preparação e formação, denominada de educationware, em espaços de educação formal e/ou informal, para o uso e interação com recursos tecnológicos, sem a qual, a efetivação da acessibilidade, da inclusão e do exercício pleno da cidadania podem ficar comprometida.
Abstract: The use of subtitles in audiovisual objects is one of the important ways of accessibility for deaf people. However, in order for this path to be effective as a resource for inclusion, some confrontations must be done, among them, we highlight the lack of educational preparation of the users to interact in an autonomous and significant way with subtitles. For this reason, this doctoral thesis sought to investigate the possibilities of enhancing, within the scope of education, the use of subtitles in audiovisuals as a resource for accessibility and inclusion. The research had as general objective planning, implementing and evaluating the effectiveness of didactic activities aimed at the expansion, especially in deaf students, of the abilities to interact with subtitles present in audiovisual objects as a resource of accessibility and school and social inclusion. The set of these actions, we call educationware. The specific objectives were: a) to size the potential of planned and implemented didactic activities to promote users autonomy in the interaction with the audiovisual subtitles resource; b) identify and analyze the possibilities and limitations of the use of activities with subtitles and possible ways of using the resource for learning the Portuguese language as a second language by deaf students; c) develop and conceptualize, from this study in particular, an educational proposal called educationware aimed at the formation and preparation of students for the effective use of ICT resources; d) to elaborate a didactic guide for the use of the subtitle resource in audiovisuals in learning situations as way of dissemination and social contribution of the research. The theoreticalmethodological referential starts from the contributions of the bourdieusian theory about the school and the linguistic and pedagogical habitus, in addition to the contributions of thematic authors in the area of communication, information and communication technologies (ICTs), universal design, universal design for learning, bilingual education for the deaf, accessibility and inclusion. The thesis is that the deaf person's use and interaction with subtitles resources in technological objects, when effected by educationware in formal and/or informal education spaces, enhance the accessibility, the inclusion and the full exercise of the deaf person's citizenship. Regarding the nature of the research, it was developed under the qualitative and quantitative approach through the panel study methodology. 20 deaf and 13 hearings took part in the research for a period of eight months. The research was carried out in a public institution of higher education in the city of Dourados, Mato Grosso do Sul. The procedures for data generation and analysis involved: selection and download of audiovisual objects (media reception study), initial and procedural diagnostic evaluation , collection of testimony from the research group, implementation of didactic activities aimed at the interaction with the subtitling resource and application of 297 questionnaires, in a total of 2,970 questions used to follow the evolution of the group of participants in face of the consumption of subtitles in audiovisuals and also photographic and video records. The results show that the implementation of didactic activities with the purpose of increasing the interaction skills with subtitles potentiate the effective use of the resource and, consequently, generate positive impacts in the promotion of accessibility, school and social inclusion of the deaf person. Finally, the research highlights the importance of having the stage of preparation and formation, denominated educationware, in formal and/or informal educational spaces for the use and interaction with technological resources, without which, the effectiveness accessibility, inclusion and full exercise of citizenship can be compromised.
Palavras-chave: Inclusão social
Social integration
Educação inclusiva
Inclusive education
Educação bilíngue
Bilingual education
Surdez
Deafness
Tecnologia educacional
Educational Technology
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de pós-graduação em Educação
Citação: NASCIMENTO, Grazielly Vilhalva Silva do. Para ler vozes na tela: a escola como potencializadora das legendas como recurso de acessibilidade para surdos. 2018. 233 f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, 2018.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/382
Data do documento: 30-Jan-2018
Aparece nas coleções:Doutorado em Educação

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