Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/3822
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Análise do impacto do investimento estrangeiro direto na formação da riqueza e no desenvolvimento do Brasil de 1990 a 2008
Autor(es): Mendes, Altair de Carvalho
Primeiro Orientador: Talamini, Edson
Resumo: O próposito deste artigo é analisar o Impacto do Investimento Estrangeiro Direto na formação da riqueza no Brasil. O período definido para a análise equivale aos anos de 1990 a 2008. A partir de uma revisão de literatura a qual buscou definir os conceitos das principais variáveis macroeconômicas de Contabilidade Social e, posteriormente, contextualizar o ambiente político-econômico do Brasil nas últimas duas décadas e o seu papel na atração de Investimentos Estrangeiro Diretos s para o país, foram definidas cinco proposições para a pesquisa. A metodologia utilizada é a pesquisa quantitativa, onde foram empregadas como ferramentas de análise de dados o Coeficiente de Correlação e a Análise de Regressão Linear Simples - ARLS. As variáveis utilizadas foram IED, PIB, PIB Agricultura (Mineração ePecuária, PIB Indústria, PIB Serviços, Formação Bruta de Capital Fixo e IDH. A coleta dos dados foi realizada a partir dos bancos de dados do IPEADATA, BACEN, UNCTAD, IBGE e UNDP. Os resultados obtidos confirmam que o IED apresenta relação positiva e forte com a geração da riqueza econômico do Brasil nos anos analisados. Contudo, os impactos do IED sobre o desenvolvimento humano não se mostraram significativos.
Palavras-chave: Produto interno bruto
Gross domestic product
Índice de Desenvolvimento Humano
Human Development Index
Brasil. Presidente (1995-2002 : Fernando Henrique Cardoso)
Brasil. Presidente (2003-2011 : Luiz Inácio Lula da Silva)
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia
Citação: MENDES, Altair de Carvalho. Análise do impacto do investimento estrangeiro direto na formação da riqueza e no desenvolvimento do Brasil de 1990 a 2008. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) – Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2009.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/3822
Data do documento: 2009
Aparece nas coleções:Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AltairdeCarvalhoMendes.pdf584,61 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.