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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Corrêa, Filipe Toscano de Brito Simões-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4300430118146195pt_BR
dc.contributor.referee1Gohr, Cláudia Fabiana-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9659567194527216pt_BR
dc.contributor.referee2Viana, José Jair Soares-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5727031233026272pt_BR
dc.creatorPereira, Waltecir Cardoso-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3991569147107064pt_BR
dc.date.accessioned2020-08-14T12:40:04Z-
dc.date.available2020-08-14T12:40:04Z-
dc.date.issued2009-12-17-
dc.identifier.citationPEREIRA, Waltecir Cardoso. Proposição de um instrumento de pesquisa para identificar estratégias de crescimento em restaurantes à la carte. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) – Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2009.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/3836-
dc.description.resumoDiante do pouco conhecimento sobre estratégias de crescimento em empresas de pequeno e médio porte, somado a um crescimento considerável do mercado de refeições fora de casa a partir da década de 1980, surge a necessidade de pesquisar e caracterizar estratégias de crescimento em restaurantes. Sendo assim este trabalho se propõe a elaborar e validar um questionário de pesquisa para identificação e descrição das estratégias de crescimento dos restaurantes à la carte da cidade de Dourados – MS. O trabalho apresenta as concepções sobre a formação das estratégias, levanta e caracteriza as diversas estratégias de crescimento existentes, identifica e classifica os tipos de restaurantes existentes e descreve quais as possibilidades de aplicação das estratégias de crescimento em restaurantes. Para atender aos objetivos propostos foram realizados dois tipos de pesquisa, a primeira bibliográfica, que tornou possível o levantamento e caracterização de como as estratégias se formam, dos diversos tipos de estratégias de crescimento e as suas descrições. Também através da pesquisa bibliográfica levantou-se as tipologias de restaurantes existentes e alguns dados de crescimento do setor, quanto a sua participação na economia. A pesquisa bibliográfica foi conduzida nos meses de abril, maio, junho, e julho de 2009. A segunda pesquisa realizada foi do tipo exploratória, por meio de entrevistas com uma pessoa diretamente ligada ao meio acadêmico, especialista em estratégia empresarial e pessoas ligadas ao setor de restaurantes e integrantes da associação nacional deste mesmo setor em Mato Grosso do Sul. A pesquisa exploratória foi conduzida entre os meses de outubro e novembro de 2009. A partir dos conhecimentos adquiridos com as pesquisas bibliográfica e exploratória, elaborou-se um questionário completo para ser aplicado posteriormente aos restaurantes à la carte, com vistas a se ter uma ferramenta que possa ser abrangente a todo setor de restaurantes no futuro. Quanto à análise dos dados coletados nas duas entrevistas realizadas, notou-se certa dificuldade por parte dos empresários em falar de que forma efetivamente um restaurante pode crescer, entretanto suas respostas foram úteis para a construção do questionário. Quanto à fase de elaboração do questionário, foram feitas duas versões iniciais, com o objetivo de fazer a melhor adequação possível, para uma correta aplicação. O instrumento de pesquisa só teve a sua versão definitiva depois de testado pelos empresários entrevistados e também após ter passado por uma análise de um profissional do meio acadêmico. Assim o questionário foi validado, se tornando um instrumento de pesquisa concreto. Ao final do trabalho são apresentadas as conclusões da pesquisa como um todo, envolvendo o fato de existirem várias classificações sobre estratégias de crescimento, poucas literaturas que classificam restaurantes e praticamente inexistentes sobre estratégias de crescimento em restaurantes. Mesmo com as dificuldades, o trabalho foi enriquecedor para o conteúdo de estratégias de crescimento, e mais importante ainda para o setor de restaurantes.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Alison Souza (alisonsouza@ufgd.edu.br) on 2020-08-14T12:40:04Z No. of bitstreams: 1 WaltecirCardosoPereira.pdf: 1566425 bytes, checksum: a97cc4085ab35b93f24dc5012091cc8d (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-08-14T12:40:04Z (GMT). No. of bitstreams: 1 WaltecirCardosoPereira.pdf: 1566425 bytes, checksum: a97cc4085ab35b93f24dc5012091cc8d (MD5) Previous issue date: 2009-12-17en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Grande Douradospt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economiapt_BR
dc.publisher.initialsUFGDpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectGestão de restaurantespt_BR
dc.subjectRestaurant managementen
dc.subjectPlanejamento estratégicopt_BR
dc.subjectStrategic planningen
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpt_BR
dc.titleProposição de um instrumento de pesquisa para identificar estratégias de crescimento em restaurantes à la cartept_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
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