Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/3881
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Limberti, Rita de Cássia Aparecida Pacheco-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8608492668861352pt_BR
dc.creatorMelo, Fernando Vilela de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8524451614168371pt_BR
dc.date.accessioned2020-08-20T12:39:25Z-
dc.date.available2020-08-20T12:39:25Z-
dc.date.issued2014-02-25-
dc.identifier.citationMELO, Fernando Vilela de. Ensino e diversidade na fronteira: contornos fluidos, desenhos móveis. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Relações Internacionais) – Faculdade de Direito e Relações Internacionais, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/3881-
dc.description.abstractThis work discusses the importance of the “Intercultural Schools of Borders Program” under development, currently, on the borders between Brazil and Paraguay, in the twin-cities of Ponta Porã and Pedro Juan Caballero. For a clear understanding of the need for the program, before its approach, there is the conceptualization of the key-terms “Mother Tongue” and “Borders”. Therefore, the bilingual intercultural education shows itself as an important tool for the mutual knowledge and the strengthening of the border identity.en
dc.description.resumoEste trabalho aborda a importância do “Programa Escolas Interculturais de Fronteira” em desenvolvimento, atualmente, na fronteira entre Brasil e Paraguai, nas cidades-gêmeas de Ponta Porã e Pedro Juan Caballero. Para a clara compreensão da necessidade do programa, faz-se, antes de sua abordagem, a conceitualização de dois termos essenciais “Língua Materna” e “Fronteira”. Assim, o ensino intercultural bilíngue mostra-se como importante ferramenta para o conhecimento recíproco e o fortalecimento da identidade fronteiriça.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Alison Souza (alisonsouza@ufgd.edu.br) on 2020-08-20T12:39:25Z No. of bitstreams: 1 FernandoVileladeMelo.pdf: 2285314 bytes, checksum: 6729bbb7f58fdaa7c756795d0acc434c (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-08-20T12:39:25Z (GMT). No. of bitstreams: 1 FernandoVileladeMelo.pdf: 2285314 bytes, checksum: 6729bbb7f58fdaa7c756795d0acc434c (MD5) Previous issue date: 2014-02-25en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Grande Douradospt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Direito e Relações Internacionaispt_BR
dc.publisher.initialsUFGDpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDiversidade culturalpt_BR
dc.subjectCultural pluralismen
dc.subjectRelações culturaispt_BR
dc.subjectCultural relationsen
dc.subjectIdentidade culturalpt_BR
dc.subjectCultural identityen
dc.subjectRegião de fronteira - educaçãopt_BR
dc.subjectBorderlands - Educationen
dc.subject.cnpqCNPQ::OUTROS::RELACOES INTERNACIONAISpt_BR
dc.titleEnsino e diversidade na fronteira: contornos fluidos, desenhos móveispt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Relações Internacionais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FernandoVileladeMelo.pdf2,23 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.