Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/3881
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Limberti, Rita de Cássia Aparecida Pacheco | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8608492668861352 | pt_BR |
dc.creator | Melo, Fernando Vilela de | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/8524451614168371 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2020-08-20T12:39:25Z | - |
dc.date.available | 2020-08-20T12:39:25Z | - |
dc.date.issued | 2014-02-25 | - |
dc.identifier.citation | MELO, Fernando Vilela de. Ensino e diversidade na fronteira: contornos fluidos, desenhos móveis. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Relações Internacionais) – Faculdade de Direito e Relações Internacionais, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2014. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/3881 | - |
dc.description.abstract | This work discusses the importance of the “Intercultural Schools of Borders Program” under development, currently, on the borders between Brazil and Paraguay, in the twin-cities of Ponta Porã and Pedro Juan Caballero. For a clear understanding of the need for the program, before its approach, there is the conceptualization of the key-terms “Mother Tongue” and “Borders”. Therefore, the bilingual intercultural education shows itself as an important tool for the mutual knowledge and the strengthening of the border identity. | en |
dc.description.resumo | Este trabalho aborda a importância do “Programa Escolas Interculturais de Fronteira” em desenvolvimento, atualmente, na fronteira entre Brasil e Paraguai, nas cidades-gêmeas de Ponta Porã e Pedro Juan Caballero. Para a clara compreensão da necessidade do programa, faz-se, antes de sua abordagem, a conceitualização de dois termos essenciais “Língua Materna” e “Fronteira”. Assim, o ensino intercultural bilíngue mostra-se como importante ferramenta para o conhecimento recíproco e o fortalecimento da identidade fronteiriça. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Alison Souza (alisonsouza@ufgd.edu.br) on 2020-08-20T12:39:25Z No. of bitstreams: 1 FernandoVileladeMelo.pdf: 2285314 bytes, checksum: 6729bbb7f58fdaa7c756795d0acc434c (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2020-08-20T12:39:25Z (GMT). No. of bitstreams: 1 FernandoVileladeMelo.pdf: 2285314 bytes, checksum: 6729bbb7f58fdaa7c756795d0acc434c (MD5) Previous issue date: 2014-02-25 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Grande Dourados | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Direito e Relações Internacionais | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFGD | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Diversidade cultural | pt_BR |
dc.subject | Cultural pluralism | en |
dc.subject | Relações culturais | pt_BR |
dc.subject | Cultural relations | en |
dc.subject | Identidade cultural | pt_BR |
dc.subject | Cultural identity | en |
dc.subject | Região de fronteira - educação | pt_BR |
dc.subject | Borderlands - Education | en |
dc.subject.cnpq | CNPQ::OUTROS::RELACOES INTERNACIONAIS | pt_BR |
dc.title | Ensino e diversidade na fronteira: contornos fluidos, desenhos móveis | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Relações Internacionais |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
FernandoVileladeMelo.pdf | 2,23 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.