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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Lamoso, Lisandra Pereira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5623881752715097pt_BR
dc.creatorSilva, Cristovão Henrique Ribeiro da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2807948018681400pt_BR
dc.date.accessioned2019-03-27T18:18:10Z-
dc.date.available2019-03-27T18:18:10Z-
dc.date.issued2016-05-06-
dc.identifier.citationSILVA, Cristovão Henrique Ribeiro da. Política Industrial Brasileira e a industrialização de Mato Grosso do Sul no Século XXI. 2016. 278 f. Tese (Doutorado em Geografia) – Faculdade de Ciências Humanas, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/388-
dc.description.abstractThis work has the objective to characterize the industrialization of Mato Grosso do Sul under the axis of influence of Brazilian industrial policy undertaken at the beginning of the XXI century and the joints with the policy of tax incentives. In Brazil, the resumed context of a more systematic guidance in stimulating industrial development was undertaken from 2003, from then on, for over a decade, three versions of established industriai policies consolidated, above all, a strategy development insertion of Brazilian corporations in the international market strengthening in global production chains of commodities. The National Bank for Economic and Social Development - BNDES, one of the main mechanisms for the implementation of industrial policy in Brazil, arrived in the state of Mato Grosso do Sul R $ 13.5 billion in about 20 municipalities involved in the production and extraction of intensive commodities natural resources. On the other hand, in terms of industry support policies, the formulation of tax incentives of different rates by the units of the federation, from 1998, was presented as an outlet for regional development that nailed a legal instability called "fiscal war". The policy of South Mato Grosso tax incentives, more aggressive from the law 93/2001, awarded grants to 410 companies between the years 2001-2014 and added a nominal growth of the state's industrial GDP by 336% in the period 2002-2014. This industrialization which is the result of the link between industrial policy of the federal government and state tax incentives policy, from the point of view of geography, has a significant territorial dimension. Although industrial policies have not, in their formulation, a territorial dimension, we seek here to emphasize this them in the theoretical and methodological framework of Geography and create a so-called channel dialogue between geography and economics to understand geoeconomic industrialization of Brazil, especially, to Mato Grosso do Sul.en
dc.description.resumoEste trabalho possui o objetivo de caracterizar a industrialização de Mato Grosso do Sul sob o eixo de influência da política industrial brasileira empreendida no início do século XXI e as articulações com a política de incentivos fiscais. No Brasil, o contexto de retomadas de uma orientação mais sistemática em termos de estímulo ao desenvolvimento industrial foi empreendido a partir do ano de 2003, daí em diante, ao longo de mais de uma década, três versões de políticas industriai instituídas consolidando, sobretudo, uma estratégia de desenvolvimento de inserção de corporações brasileiras no mercado internacional fortalecendo nas cadeias produtivas globais de commodities. O Banco Nacional do Desenvolvimento Economico e Social – BNDES, um dos principais mecanismos de execução da política industrial brasileira, aportou no estado de Mato Grosso do Sul R$ 13,5 bilhões em cerca de 20 municípios envolvidos na produção e extração de commodities intensivas em recursos naturais. Na outra mão, em termos de políticas de fomento à indústria, a formulação de alíquotas de incentivos fiscais diferenciadas pelas unidades da federação, a partir de 1998, apresentou-se como uma saída para o desenvolvimento regional que cravou uma instabilidade jurídica chamada "guerra fiscal". A política de incentivos fiscais sulmatogrossenses, mais agressiva a partir da Lei 93/2001, concedeu subsídios para 410 empresas entre os anos de 2001-2014 e agregou um crescimento nominal do PIB industrial do estado em 336% no período 2002-2014. Portanto, essa industrialização que é resultado da articulação entre política industrial do governo federal e a política de incentivos fiscais estaduais, do ponto de vista da Geografia, possui uma dimensão territorial relevante. Embora as políticas industriais não tenham, em sua formulação, uma dimensão territorial, procuramos aqui salientá-las sob a arcabouço teóricometodológico da Geografia e criar um pretenso canal de diálogo entre Geografia e Economia para compreender geoeconomia da industrialização do Brasil, com destaque, para Mato Grosso do Sul.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Alison Souza (alisonsouza@ufgd.edu.br) on 2019-03-27T18:18:09Z No. of bitstreams: 1 CristovaoHenriqueRibeirodaSilva.pdf: 14192590 bytes, checksum: 4e2eb92e34fdf37e28329dca41666ecf (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-03-27T18:18:10Z (GMT). No. of bitstreams: 1 CristovaoHenriqueRibeirodaSilva.pdf: 14192590 bytes, checksum: 4e2eb92e34fdf37e28329dca41666ecf (MD5) Previous issue date: 2016-05-06en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Grande Douradospt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Ciências Humanaspt_BR
dc.publisher.programPrograma de pós-graduação em Geografiapt_BR
dc.publisher.initialsUFGDpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMato Grosso do Sul (Brasil) - Aspectos econômicospt_BR
dc.subjectGeoeconomiapt_BR
dc.subjectPolítica industrialpt_BR
dc.subjectIndustrial policyen
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA::GEOGRAFIA HUMANA::GEOGRAFIA POLITICApt_BR
dc.titlePolítica Industrial Brasileira e a industrialização de Mato Grosso do Sul no Século XXIpt_BR
dc.typeTesept_BR
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