Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/3898
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Análise do direito ao livre trânsito dos Povos Guarani: um estudo de caso dos Kaiowa na Comunidade Ñande Ru Marangatu em faixa de fronteira entre Brasil - Paraguai
Autor(es): Santos, Marcus Vinícius Teles
Primeiro Orientador: Brito, Antonio José Guimarães
Resumo: A proposta do artigo é fazer uma análise da luta do povos Guaranis (Kaiowa) pelo direito a livre determinação dentro dos Estados em que vivem. Primeiramente, tem como objetivo central desenvolver um estudo teórico, em que será discutida a composição dos Estados Nacionais a partir da compreensão de que a ideia atual de fronteira nacional é um conceito eurocêntrico, ignorando os aspectos culturais, com a finalidade de dominar outros povos. Serão discutidos de forma reflexiva os direitos indígenas e sua autodeterminação em fronteiras nacionais. Iremos discorrer sobre um estudo de caso dos Guarani Kaiowa, que vivem na fronteira entre Brasil e Paraguai. O objeto da análise é o direito ao livre trânsito do povo Guarani, evidenciando os obstáculos burocráticos enfrentados por eles, que possuem uma especificidade cultural própria, sendo uma das mais representativas etnias indígenas do mundo. É importante considerar a extensão do território tradicional Guarani, que abrange parte dos territórios da Bolívia, Brasil, Paraguai, Argentina e Uruguai.
Abstract: El propósito de este artículo es analizar la lucha del pueblos Guaranís (Kaiowa) por el derecho a la libre determinación dentro de los estados en que los viven. En primer lugar, tiene como objetivo desarrollar un estudio teórico central, donde se debatirá sobre la composición de los Estados Nacionales a partir de la constatación de que la idea actual de la frontera nacional es un concepto eurocéntrico, haciendo caso omiso de los aspectos culturales, con el fin de dominar a otros pueblos. Seran discutidos de la forma reflexiva los derechos indígenas y su libre determinación en las fronteras nacionales. Vamos a discutir un estudio de caso del guaraní kaiowá que viven en la frontera entre Brasil y Paraguay. El objeto del la análisis es el derecho al libre tránsito de los guaraníes, poniendo de relieve los obstáculos burocráticos que enfrentan, tienen su propia especificidad cultural, siendo uno de los grupos indígenas más representativos del mundo. Es importante tener en cuenta la extensión del territorio tradicional guaraní, que abarca parte de los territorios de Bolivia, Brasil, Paraguay, Argentina y Uruguay.
Palavras-chave: Povos indígenas - Guarani
Indigenous peoples - Guarani
Região de fronteira
Borderlands
Direito indígena
Indigenous rights
CNPq: CNPQ::OUTROS::RELACOES INTERNACIONAIS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Direito e Relações Internacionais
Citação: SANTOS, Marcus Vinícius Teles. Análise do direito ao livre trânsito dos Povos Guarani: um estudo de caso dos Kaiowa na Comunidade Ñande Ru Marangatu em faixa de fronteira entre Brasil - Paraguai. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Relações Internacionais) – Faculdade de Direito e Relações Internacionais, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2013.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/3898
Data do documento: 18-Abr-2013
Aparece nas coleções:Relações Internacionais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MarcusViniciusTelesSantos.pdf524,3 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.