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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Silva, Márcio Rogério-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6859176963189141pt_BR
dc.contributor.referee1Santos, Rogério da Silva-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0122947944343507pt_BR
dc.contributor.referee2Turdera, Eduardo Mirko Valenzuela-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2511674814155918pt_BR
dc.creatorSoares, Matheus dos Santos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4814973090931260pt_BR
dc.date.accessioned2020-08-25T13:13:46Z-
dc.date.available2020-08-25T13:13:46Z-
dc.date.issued2016-04-27-
dc.identifier.citationSOARES, Matheus dos Santos. Aplicação de um modelo de teoria das filas em um restaurante universitário: estudo do tempo de atendimento. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Produção) – Faculdade de Engenharia, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/3915-
dc.description.abstractThe management of a service system means making the process clearly capable of meeting the demand, with acceptable quality to the consumer and reasonable cost to the organization. A poorly execution of this task implicates the organizations’s commitment to success through rework and low quality to the consumer’s eyes. Thus, this work has the goal of modeling the service system from the University’s Restaurant of the Federal University of Grande Dourados (UFGD) using Queueing Theory to evaluate the system, given the increasing demand presented by the Institutional Development Plan (PDI). The research methodology chosen was a case study, visiting the restaurant and its operations, where the collected variables were customer contact time, time between customer arrival and the average daily rate of meals served at the restaurant. The system modeling continued with the development of two independent models. The calculations made concluded that the current service system is not prepared for the potential future demand presented on the University’s PDI and, therefore, optimizations on the system must be made. Finally, this study can be used as foundation for future research that, using other methods, can contribute even more for the University’s Restaurant capability management, besides providing information to assist in planning expansions and improvements on site.en
dc.description.resumoO gerenciamento de um sistema de serviços significa fazer com que o processo possua clara capacidade de atendimento a demanda, com a qualidade aceitável ao consumidor e com um custo plausível para a organização. A execução mal feita dessa tarefa implica no comprometimento do sucesso da organização através de retrabalho e baixa qualidade aos olhos do consumidor. Sendo assim, o presente trabalho tem por objetivo a modelagem do sistema de atendimento do Restaurante Universitário da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) por meio de Teoria das Filas, de forma a avaliar também o sistema, dada a crescente demanda apresentada pelo Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI). A metodologia de pesquisa adotada foi o estudo de caso com visitas ao sistema de atendimento, onde as variáveis coletadas foram os tempos de atendimento das operações, os tempos entre as chegadas dos clientes e a taxa média diária de refeições servidas no restaurante. A modelagem do sistema se seguiu com a elaboração de dois modelos interdependentes. Os cálculos realizados concluíram que o sistema de atendimento atual não está preparado para o atendimento da potencial demanda futura apresentada no PDI da universidade e, portanto otimizações no sistema devem ser feitas. Por fim, este estudo serve como base para posteriores estudos, que por meio de outras metodologias possam contribuir ainda mais para o melhor gerenciamento das capacidades do Restaurante Universitário – UFGD, além de fornecer informações que contribuam para o planejamento de expansões e melhorias no local.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Alison Souza (alisonsouza@ufgd.edu.br) on 2020-08-25T13:13:46Z No. of bitstreams: 1 MatheusdosSantosSoares.pdf: 992667 bytes, checksum: a0fd56b6bf12131ea57dbd171fc7bb6e (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-08-25T13:13:46Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MatheusdosSantosSoares.pdf: 992667 bytes, checksum: a0fd56b6bf12131ea57dbd171fc7bb6e (MD5) Previous issue date: 2016-04-27en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Grande Douradospt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Engenhariapt_BR
dc.publisher.initialsUFGDpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTeoria das Filaspt_BR
dc.subjectQueuing theoryen
dc.subjectRestaurante universitáriopt_BR
dc.subjectUniversity restauranten
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAOpt_BR
dc.titleAplicação de um modelo de teoria das filas em um restaurante universitário: estudo do tempo de atendimentopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
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