Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/3920
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Re-layout aplicado em uma microempresa de confecção
Autor(es): Pache, Rayssa de Andrade
Primeiro Orientador: Barbosa, Fabio Alves
metadata.dc.contributor.referee1: Raupp, Fabiana
metadata.dc.contributor.referee2: Camparotti, Carlos Eduardo Soares
Resumo: O planejamento de um sistema produtivo é um tema muito complexo, que envolve um amplo conhecimento de diversas áreas de conhecimento e habilidade em projetar e, sobretudo, desenvolver a estratégia de produção a fim de obter ganhos de mercado. Dessa forma, o Projeto de Fábrica é um fator de grande importância para a garantia da eficiência produtiva, para a competitividade e por fim a sobrevivência de uma empresa. Porém, nem todas as empresas tem essa visão, e muitas vezes, negligenciam a etapa de planejamento de sua fábrica, não realizando se quer o projeto do seu layout. Com as operações iniciadas, alguns problemas de fluxo, desperdícios, entre outros, começam a se tornar evidentes, e a organização percebe a necessidade de avaliar a disposição de seus postos de trabalho, com o objetivo de facilitar a sequência do processo. Esse é o cenário em que está inserida grande parte das empresas brasileiras, com destaque para as micro e pequenas empresas (MPEs), que não dispõem de capital e preparação para a abertura de seu negócio. Nesse contexto, o presente trabalho se propõe a projetar o arranjo físico de uma microempresa de confecção de lingeries já em operação, situada no interior do estado do Mato Grosso do Sul. O projeto é baseado na aplicação da metodologia de Silveira (1998), que aborda a temática do re-layout, para que se obtenham propostas para o arranjo físico da fábrica que melhor definam o fluxo de materiais e pessoas, reduzindo movimentações desnecessárias, a partir da definição de um fluxo baseado no layout funcional, para processo intermitente em lote. Sendo assim, a partir da metodologia sugerida, chegou-se a duas proposições de arranjo físico, para então a redefinição do layout da empresa que utilize os recursos disponíveis de maneira mais eficiente.
Abstract: The planning of a production system is a very complex issue, which involves a broad knowledge of various areas of knowledge and skill in design and, above all, develop the production strategy in order to gain market gains. Thus, the Factory Project is a very important factor for ensuring production efficiency, competitiveness and ultimately the survival of a company. However, not all companies have the vision, and often neglect the planning stage of your plant, not realizing whether the design of your layout. With operations started, some flow problems, waste, among others, begin to become apparent, and the organization realizes the need to assess the willingness of their jobs, in order to facilitate the process sequence. This is the scenario in which it operates most Brazilian companies, especially micro and small enterprises (MSEs), which lack capital and preparation for the opening of your business. In this context, this paper aims to design the physical arrangement of a micro-enterprise of making lingerie already in operation, located in the interior of Mato Grosso do Sul. The project is based on the application of Silveira methodology (1998), which It addresses the issue of re-layout, in order to obtain proposals for the physical arrangement of the plant that best define the flow of materials and people, reducing unnecessary movements, from the definition of a stream based on the functional layout, for intermittent batch process. Thus, from the suggested methodology, we came to two layout of propositions, and then the redefinition of the company's layout using available resources more efficiently.
Palavras-chave: Microempresa
Pequenas empresas
Small business
Layout
CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Engenharia
Citação: PACHE, Rayssa de Andrade. Re-layout aplicado em uma microempresa de confecção. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Produção) – Faculdade de Engenharia, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2016.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/3920
Data do documento: 2016
Aparece nas coleções:Engenharia de Produção

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RayssadeAndradePache.pdf2,22 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.