Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/3935
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Aplicação da metodologia DMAIC para a redução de perdas por paradas não programadas em uma indústria moageira de trigo
Autor(es): Servin, Carlos Alexander Lucas
Primeiro Orientador: Santos, Luciano Costa
metadata.dc.contributor.referee1: Hernández Vergara, Walter Roberto
metadata.dc.contributor.referee2: Rodrigues Júnior, Jorge da Silva
Resumo: Este trabalho alvitra um modelo esteado na metodologia DMAIC para acolitar uma indústria moageira de trigo a mitigar as perdas de produção provenientes de paradas não programadas do seu processo de moagem. Partindo da premissa de que as organizações necessitam melhorar ininterruptamente para se posicionarem de maneira expressiva no mercado, foi identificado na literatura um conjunto de programas de qualidade, que evoluíram com o desenvolvimento tecnológico e estratégico das organizações, a fim de conduzir seus sistemas produtivos a um processo de melhoria contínua. Dentre estes processos existentes, a metodologia DMAIC, originada no programa Seis Sigma de qualidade, foi escolhida como parâmetro para a elaboração de um método que busca oferecer resultados para a indústria estudada. Este método proposto é desdobrado em cinco etapas, como apresenta a metodologia de melhoria contínua: Definir (identificar o problema global do processo), Medir (mensurar os problemas específicos do processo), Analisar (avaliar os dados, entender os problemas e identificar as causas-raízes), Melhorar (elaborar e aplicar um plano de ação à partir das causas-raízes) e Controlar (estabelecer indicadores para controlar os resultados). Tais procedimentos foram aplicados no processo de moagem de uma indústria moageira de trigo, seguindo os princípios de uma pesquisa-ação. Os resultados desse implemento, além de cumprirem a finalidade de elaborar um método para auxiliar a indústria a registrar, controlar e reduzir as paradas não programadas de seu processo, também contribuíram para consolidar a metodologia aplicada como um projeto flexível, analítico e acessível às necessidades da organização.
Palavras-chave: Melhoria contínua de processos
Continuous improvement process
Método DMAIC
Seis sigma (controle de qualidade)
Six sigma (Quality control standard)
CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Engenharia
Citação: SERVIN, Carlos Alexander Lucas. Aplicação da metodologia DMAIC para a redução de perdas por paradas não programadas em uma indústria moageira de trigo. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Produção) – Faculdade de Engenharia, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2011.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/3935
Data do documento: 13-Jun-2011
Aparece nas coleções:Engenharia de Produção

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CarlosAlexanderLucasServin.pdf2,1 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.