Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/3967
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Avaliação do desempenho agronômico de dez cultivares de soja em Dourados, Mato Grosso do Sul
Autor(es): Fortuna, Evandro
Vilalba, Robson Ifran
Primeiro Orientador: Souza, Luiz Carlos Ferreira de
metadata.dc.contributor.referee1: Fornasieri, José Luiz
metadata.dc.contributor.referee2: Rech, Jerusa
Resumo: O estudo do desempenho agronômico das cultivares presentes no mercado busca conhecer sua adaptação a diferentes condições edafoclimáticas, visa proporcionar informações confiáveis ao produtor rural na escolha daquelas variedades que serão alocadas em sua propriedade. O presente estudo foi desenvolvido na Fazenda Experimental da Faculdade de Ciências Agrárias da Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD, em Dourados, MS, na safra 2012/2013, tendo como objetivo avaliar o desempenho agronômico de dez cultivares de soja da empresa Tropical Melhoramento & Genética (TMG), em Dourados, MS. O delineamento experimental utilizado foi em blocos casualizados com 4 repetições e 10 tratamentos. Foram avaliadas as características ligadas a produção das cultivares e adaptação a colheita mecanizada, sendo, inserção da primeira vagem, altura média de plantas, número de ramificações, número de vagens, estande final, peso de 1000 grãos e produtividade. Os dados foram submetidos a análise de variância e as médias foram comparadas pelo teste de Scott-knott. As variedades sofreram estresse hídrico na safra em estudo não conseguindo expressar seu máximo potencial genético. A variedade TMG 1067 destacou-se das demais, mostrando ser moderadamente tolerante a déficits hídricos, apresentando produtividade de 2261,1 kg/ha e mantendo a altura média de planta e altura de inserção da primeira vagem em níveis adequados a colheita mecanizada.
Palavras-chave: Glycine max
Capacidade de adaptação
Adaptability
Estresse hídrico
Drought stress
CNPq: CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::AGRONOMIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Ciências Agrárias
Citação: FORTUNA, Evandro; VILALBA, Robson Ifran. Avaliação do desempenho agronômico de dez cultivares de soja em Dourados, Mato Grosso do Sul. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Agronomia) – Faculdade de Ciências Agrárias, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2016.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/3967
Data do documento: 5-Mai-2016
Aparece nas coleções:Agronomia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EvandroFortuna - RobsonIfranVilalba.pdf442,88 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.