Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/3996
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Costa, Jaqueline Severino da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9364392921051567pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Alexandre Bandeira Monteiro e-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2072681457404774pt_BR
dc.contributor.referee2Almeida, Roselaine Bonfim de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5847873586468032pt_BR
dc.creatorAvila, Alexsandro Mateus-
dc.date.accessioned2020-09-02T13:16:14Z-
dc.date.available2020-09-02T13:16:14Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.citationAVILA, Alexsandro Mateus. Análise do grau de concentração do setor de distribuição de combustíveis. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Econômicas) – Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/3996-
dc.description.abstractThe fuel market in Brazil has changed considerably since several tariff and non-tariff barriers were overturned in the early 1990s. Among them were liquid fuels, in which the prices of the products were released, allowing free competition. As a result, the entire distribution network was changed, and the insertion of Flex Fluel vehicles drove these changes, resulting in the entry of new companies. In this way, the reorganization of the market has been gaining in the last years due to the possible existence of power of the big distributors, making competition difficult. The present work has the objective of analyzing the market concentration of the main distributors according to the ranking of the National Petroleum Agency and the degree of competitiveness of the market. For this purpose, the concentration index and the Herfindahl- Hirschman concentration ratio of the four main distributors in Brazil were analyzed, analyzing the following products: Hydrated Ethanol, C Gasoline and Diesel Oil, in the Brazilian federal units from 2010 to 2015. The Results showed that the CR4 concentration ratio index obtained a high concentration, although oscillating between periods of growth and decay, this index has been increasing. What was observed is that in regions of higher consumption of liquid fuels the concentration was higher than that analyzed in smaller regions. The HH index, confirming the high market concentration by certain companies, indicated a competitive market with oligopolistic characteristics.en
dc.description.resumoO mercado de combustíveis no Brasil se modificou bastante a partir do momento que foram derrubadas diversas barreiras tarifarias e não tarifarias no início da década de 90. Dentre eles os combustíveis líquidos, em que foram liberados os preços dos produtos permitindo a livre concorrência. Com isso toda rede de distribuição foi alterada, e a inserção dos veículos Flex Fluel impulsionou essas transformações, resultando na entrada de novas empresas. Desta forma a reorganização do mercado vem ganhando nos últimos anos destaque pela possível existência de poder das grandes distribuidoras, dificultando a concorrência. O presente trabalho tem como objetivo analisar a concentração de mercado das principais distribuidoras segundo ranking da Agencia Nacional de Petróleo e o grau de competividade do mercado. Para isso foram mensurados a evolução do índice de concentração: Razão concentração e Herfindahl- Hirschman das quatro principais distribuidoras no Brasil, analisando os seguintes produtos: Etanol Hidratado, Gasolina C e Óleo Diesel, nas unidades federativas brasileiras no período de 2010 a 2015. Os resultados mostraram que o índice de razão de concentração CR4 obteve elevada concentração, embora oscilando entre períodos de crescimento e decrescimento esse índice vem se elevando. O que fora observado é que em regiões de maior consumo de combustíveis líquidos a concentração foi maior do que analisado em região menores. O índice HH, confirmou a elevada concentração de mercado por determinadas empresas, indicou um mercado concorrencial, com caraterísticas oligopolista.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Alison Souza (alisonsouza@ufgd.edu.br) on 2020-09-02T13:16:14Z No. of bitstreams: 1 AlexsandroMateusAvila.pdf: 712902 bytes, checksum: 343b80a4225948ae579dec021388e98c (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-09-02T13:16:14Z (GMT). No. of bitstreams: 1 AlexsandroMateusAvila.pdf: 712902 bytes, checksum: 343b80a4225948ae579dec021388e98c (MD5) Previous issue date: 2017en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Grande Douradospt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economiapt_BR
dc.publisher.initialsUFGDpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFornecedorpt_BR
dc.subjectDistributors (Commerce)en
dc.subjectÍndice de Concentraçãopt_BR
dc.subjectConcentration Indexen
dc.subjectÍndice Herfindahl-Hirschmanpt_BR
dc.subjectHerfindahl-Hirschman Indexen
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIApt_BR
dc.titleAnálise do grau de concentração do setor de distribuição de combustíveispt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Ciências Econômicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AlexsandroMateusAvila.pdf696,19 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.