Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/4020
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: As Principais caracteristicas do trabalho infantil no estado de Mato Grosso do Sul
Autor(es): Pereira, Renata da Costa
Primeiro Orientador: Aquino, Juliana Maria de
metadata.dc.contributor.referee1: Silva, Jonathan Gonçalves da
metadata.dc.contributor.referee2: Oliveira, Pedro Rodrigues de
Resumo: Este estudo teve como objetivo fazer uma caracterização do trabalho infantil do estado de Mato Grosso do Sul, analisando as microrregiões do estado. Assim, utilizou-se como base de dados os Censos Demográficos de 2000 e de 2010. Foi utilizado o programa de estatística Stata para fazer as análises. O coeficiente de correlação de Pearson foi utilizado para correlacionar as características, evidenciadas através da análise descritiva, ao trabalho infantil. Foi realizado o teste de diferença de médias para observar se as características dos trabalhadores infantis não se diferem das características das crianças que não trabalham. Os resultados mostraram que o trabalho infantil diminuiu em Mato Grosso do Sul, de 2000 para 2010, cerca de 14%, e que apenas algumas das características apresentadas não se diferem entre os trabalhadores e não trabalhadores infantis, em 2000 e em 2010.
Abstract: This study aimed to make a characterization of the child labour in the state of Mato Grosso do Sul work, analyzing the micro-regions of the state. Thus, it was used as database Demographic Census 2000 and 2010. The Stata statistical software was used to do the analysis. The Pearson correlation coefficient was used to correlate the characteristics revealed by descriptive analysis, child labor. the mean difference test was performed to see if the characteristics of working children do not differ from the characteristics of children who do not work. The results showed that child labor decreased in Mato Grosso do Sul, from 2000 to 2010, about 14%, and only some of the features presented not differ between the workers and not child laborers in 2000 and in 2010.
Palavras-chave: Trabalho infantil
Child labor
Mato Grosso do Sul (Brasil)
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia
Citação: PEREIRA, Renata da Costa. As Principais caracteristicas do trabalho infantil no estado de Mato Grosso do Sul. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Econômicas) – Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2016.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/4020
Data do documento: 2016
Aparece nas coleções:Ciências Econômicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RenatadaCostaPereira.pdf850,9 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.