Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/4029
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Levandoski, Gustavo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5432904122801883pt_BR
dc.contributor.referee1Pereira, Veronica Aparecida-
dc.contributor.referee2Furlan, Cássia Cristina-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7036683053861459pt_BR
dc.creatorNeves, Francisco de Jesus-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6701482644773023pt_BR
dc.date.accessioned2020-09-04T12:33:05Z-
dc.date.available2020-09-04T12:33:05Z-
dc.date.issued2020-03-26-
dc.identifier.citationNEVES, F. J. Bullying e homofobia no contexto escolar: concepções homofóbicas de estudantes do ensino médio no Mato Grosso do Sul. 2020. Dissertação (Mestrado em Psicologia) – Faculdade de Ciências Humanas, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/4029-
dc.description.abstractThe present study mapped the perception of homophobia in a high school student in public schools in the state of Mato Grosso do Sul. Through a questionnaire composed of 30 items on a 5-point Likert scale, the participants reported to agree or disagree totally or partially with aspects of homophobia. The sample consisted of 2,217 high school students, aged 14 years to 21 years (M = 16, 44 years, SD = 1.302), male and female, of different sexual orientations, enrolled in the public network in Mato Grosso do Sul, in the cities of Dourados, Naviraí and Fátima do Sul. The results showed that among LGBT students, transvestites are potential victims, with 43.3% and 56.1% of students heterosexuals and bisexuals responded to be in favor of transvestites being prevented from experiencing their gender identities in the school environment. Thus, it appears that the problem of prejudice, homophobia and bullying may be related to the issue of gender education, and that the challenge for schools to prevent and combat homophobic bullying is to deconstruct the hegemonic notion of masculinity and heteronormativity among adolescents.en
dc.description.abstractEste estudio mapeó la percepción de la homofobia en los estudiantes de secundaria en las escuelas públicas del estado de Mato Grosso do Sul. Mediante un cuestionario de 30 ítems en una escala de 5 puntos de tipo Likert, los participantes informaron estar de acuerdo o en desacuerdo total o parcialmente con aspectos de la homofobia. La muestra estaba compuesta por 2.217 estudiantes de secundaria, de 14 a 21 años (M= 16, 44, PD= 1.302), hombres y mujeres, de diferentes orientaciones sexuales, matriculados en el sistema de escuelas públicas de Mato Grosso do Sul, en las ciudades de Dourados, Naviraí y Fátima do Sul. Los resultados demostraron que, entre los estudiantes LGBT, los travestis son víctimas potenciales, ya que aproximadamente el 43,3% y el 56,1% de los estudiantes heterosexuales y bisexuales que respondieron a favor de los travestis se vieron impedidos de experimentar sus identidades de género en el entorno escolar. Así pues, se puede observar que el problema de los prejuicios, la homofobia y la intimidación puede estar relacionado con la cuestión de la educación en materia de género, y que el reto de las escuelas para prevenir y combatir la intimidación homofóbica es deconstruir la noción hegemónica de masculinidad y heteronormatividad entre los adolescentes. Palabras clave: intimidación, homofobia, escuela, escuela secundaria.es
dc.description.resumoO presente estudo mapeou a percepção de homofobia em estudante do ensino médio em escolas públicas no Estado de Mato Grosso do Sul. Por meio de um questionário composto por 30 itens em escala do tipo Likert de 5 pontos, os participantes informaram concordar ou discordar total ou parcialmente com aspectos da homofobia. A amostra foi composta por 2.217 estudantes do ensino médio, na faixa etária de 14 anos a 21 anos (M= 16, 44 anos, DP= 1,302), do sexo masculino e feminino, de diferentes orientações sexuais, matriculados(as) na rede pública de ensino no Mato Grosso do Sul, nas cidade de Dourados, Naviraí e Fátima do Sul. Os resultados demonstraram que, entres os estudantes LGBT, as travestis são vítimas em potencial, sendo que cerca de 43,3% e 56,1% dos estudantes heterossexuais e bissexuais responderam ser a favor de que as travestis sejam impedidas de vivenciar suas identidades de gênero no ambiente escolar. Assim, verifica-se que o problema do preconceito, da homofobia e do bullying pode estar relacionado à questão da educação dos gêneros, e que o desafio das escolas para a prevenção e combate ao bullying homofóbico é desconstruir a noção hegemônica da masculinidade e da heteronormatividade entre os adolescentes. Palavras-chave: bullying, homofobia, escola, Ensino Médiopt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Alison Souza (alisonsouza@ufgd.edu.br) on 2020-09-04T12:33:05Z No. of bitstreams: 1 FranciscodeJesusNeves.pdf: 1799302 bytes, checksum: f075fc7f5f5e5ab679c41ad586c01685 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-09-04T12:33:05Z (GMT). No. of bitstreams: 1 FranciscodeJesusNeves.pdf: 1799302 bytes, checksum: f075fc7f5f5e5ab679c41ad586c01685 (MD5) Previous issue date: 2020-03-26en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Grande Douradospt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Ciências Humanaspt_BR
dc.publisher.programPrograma de pós-graduação em Psicologiapt_BR
dc.publisher.initialsUFGDpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectBullyingen
dc.subjectHomofobiapt_BR
dc.subjectHomophobiaen
dc.subjectEducação básica - Ensino médiopt_BR
dc.subjectHigh educationen
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApt_BR
dc.titleBullying e homofobia no contexto escolar: concepções homofóbicas de estudantes do ensino médio no Mato Grosso do Sulpt_BR
dc.title.alternativeBullying and homophobia in the school context: homophobic conceptions of high school students in Mato Grosso do Sulen
dc.title.alternativeBullying y homophobia en el contexto de la escuela: concepciones homofóbicas de estudiantes de secundaria en Mato Grosso do Sules
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado em Psicologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FranciscodeJesusNeves.pdf1,76 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.