Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/4033
Tipo: Dissertação
Título: O(s) Trabalho(s) das mulheres professoras da fronteira Brasil-Bolívia
Título(s) alternativo(s): The Teachers women ́s work from the Brazil-Bolivia border
Autor(es): Marassi, Patrícia Ferreira
Primeiro Orientador: Curado, Jacy Correa
metadata.dc.contributor.referee1: Farias, Marisa de Fátima Lomba de
metadata.dc.contributor.referee2: Ribeiro, Sandra Fogaça Rosa
Resumo: As reflexões apresentadas nesta pesquisa vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal da Grande Dourados-UFGD, na Linha de Pesquisa Processos Psicossociais foram construídas a partir da concepção das Mulheres Professoras da Fronteira Brasil-Bolívia, especificamente na cidade de Corumbá. Os caminhos teóricos e metodológicos foram construídos pela Psicologia Social em diálogo com a Epistemologia Feminista, particularmente na área dos Estudos do Trabalho da Mulher em uma perspectiva de gênero, com o objetivo de compreender a divisão sexual do trabalho no cotidiano das participantes e as suas estratégias de apoio. A pesquisa quali- quanti foi realizada por meio da aplicação de um questionário com 60 professoras que trabalham no Ensino Fundamental I e II em 10 escolas municipais, com questões acerca das relações oriundas dos seus trabalhos (doméstico, de cuidado e profissional), bem como por meio de entrevistas realizadas com 6 professoras sobre as relações construídas com alunas/os no contexto fronteiriço. As participantes do nosso estudo responderam perguntas sobre seu cotidiano, como mulheres, mães e esposas, além da condição de ser professora. Entre as problematizações analisadas constatamos a existência das assimetrias sexistas nos trabalhos não-remunerados realizados nas casas das participantes da pesquisa, característica que demonstra a presença da divisão sexual do trabalho no dia a dia dessas mulheres. Na prática, isso significa que não há divisão igualitária nas tarefas vinculas a organização familiar entre os membros das famílias participantes, e os trabalhos domésticos, como limpar a casa, lavar, passar as roupas, e cozinhar são realizados pelas mulheres professoras da fronteira Brasil-Bolívia, e seus esposos apenas “ajudam” com a limpeza do quintal, com o serviço bancário, com as compras no supermercado e nas tarefas de levar e buscar as/os filhas/os na escola. Compreendemos assim, uma condição naturalizada a respeito da divisão das atividades domésticas e de cuidado com base no gênero, e reconhecemos a importância de inserir a análise da divisão sexual do trabalho na vida, nas relações familiares, sociais e de trabalho das mulheres em nossas pesquisas.
Abstract: The reflections presented in this research linked to the Graduate Program in Psychology at the Federal University of Grande Dourados-UFGD, in the Research Line Psychosocial Processes were built from the conception of Women Teachers from the Brazil-Bolivia Frontier, specifically in the city of Corumbá. Theoretical and methodological paths were constructed by Social Psychology in dialogue with Feminist Epistemology, particularly in the area of Women's Labor Studies in a gender perspective, with the aim of understanding the sexual division of labor in the participants' daily lives and their strategies of support. The quali-quanti research was carried out through the application of a questionnaire with 60 teachers who work in Elementary School I and II in 10 municipal schools, with questions about the relationships arising from their work (domestic, care and professional), as well as through interviews with 6 teachers about the relationships built with students in the border context. The participants in our study answered questions about their daily lives, such as women, mothers and wives, in addition to being a teacher. Among the analyzed problems, we found the existence of sexist asymmetries in the unpaid work carried out in the homes of the research participants, a characteristic that demonstrates the presence of the sexual division of labor in the daily lives of these women. In practice, this means that there is no equal division in the tasks linked to family organization among members of the participating families, and housework, such as cleaning the house, washing, ironing, and cooking, is carried out by the female teachers from the Brazil- Bolivia, and their spouses only "help" with cleaning the yard, with banking, with shopping at the supermarket and with the tasks of taking and picking up their daughters from school. We understand, therefore, a naturalized condition regarding the division of domestic and care activities based on gender, and we recognize the importance of inserting the analysis of the sexual division of labor in life, in family, social and work relationships in our research.
Palavras-chave: Mulher - trabalho
Women workers
Professores
Teacher
Região de fronteira
Borderlands
Divisão do trabalho
Division of labor
Psicologia social
Social psychology
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Ciências Humanas
metadata.dc.publisher.program: Programa de pós-graduação em Psicologia
Citação: MARASSI, Patrícia Ferreira. O(s) Trabalho(s) das mulheres professoras da fronteira Brasil-Bolívia. 2020. Dissertação (Mestrado em Psicologia) – Faculdade de Ciências Humanas, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2020.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/4033
Data do documento: 16-Mar-2020
Aparece nas coleções:Mestrado em Psicologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PatriciaFerreiraMarassi - parcial.pdf539,2 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.