Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/4098
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Produção de amilase por Penicillium sp. a partir de cultivo em estado sólido utilizando resíduos agroindustriais
Autor(es): Basseto, Evelize Nogueira
Primeiro Orientador: Leite, Rodrigo Simões Ribeiro
metadata.dc.contributor.referee1: Paz, Marcelo Fossa da
metadata.dc.contributor.referee2: Jesus, Gisele Jane de
Resumo: A utilização do Cultivo em Estado Sólido (CES) a partir de subprodutos agroindustriais possibilita a obtenção de várias biomoléculas de interesse industrial. As amilases são enzimas que hidrolisam amido, podendo ser de origem vegetal, animal ou microbiana, liberando assim, diversos produtos como dextrinas, maltose e glicose. Essas enzimas possuem aplicações na indústria têxtil, na indústria química, farmacêutica, sucroalcooleira e na fabricação de alimentos e bebidas. No entanto, o elevado custo na produção dificulta o emprego em ampla escala, dessa forma, o cultivo de fungos filamentosos e resíduos agroindustriais se torna uma alternativa viável para baratear o custo de produção de enzimas de interesse industrial, além de evitar seu acumulo no ambiente. Com o presente trabalho avaliaram-se as condições de cultivo em estado sólido do fungo Penicillium sp. para a produção de amilase. Os ensaios foram realizados utilizando diferentes resíduos agroindustriais como substrato (farelo de trigo, farelo de soja, sabugo de milho, palha de milho e casca de arroz), também foram avaliados a umidade inicial do meio (50-80%), temperatura (25-45ºC) e o tempo de cultivo (24-144 horas). A maior produção da enzima foi obtida no cultivo em farelo de trigo contendo 55% de umidade, após 96 horas a 30ºC, atingindo 43,39 ±0,15 U/g de substrato seco.
Palavras-chave: Enzima microbiana
Microbial enzymes
Amido
Starch
Amílase
Amylases
Cultivo em estado sólido
Solid state culture
CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Ciências Biológicas e Ambientais
Citação: BASSETO, Evelize Nogueira. Produção de amilase por Penicillium sp. a partir de cultivo em estado sólido utilizando resíduos agroindustriais. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Biotecnologia) – Faculdade de Ciências Biológicas e Ambientais, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2017.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/4098
Data do documento: 10-Mar-2017
Aparece nas coleções:Biotecnologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EvelizeNogueiraBasseto.pdf675,86 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.