Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/4101
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Efeitos antihipertensivos sustentados de Cuphea carthagenensis (Jacq.) J. F. Macbr. em um modelo de hipertensão renovascular associado à ovariectomia
Autor(es): Schaedler, Maysa Isernhagen
Primeiro Orientador: Gasparotto Junior, Arquimedes
Resumo: A hipertensão arterial sistêmica é caracterizada por valores de pressão arterial igual ou superior de 140/90 mm Hg e está relacionada com elevada mortalidade (cerca de 46,8 mil brasileiros por ano). Deste modo, pesquisas que priorizem novas estratégias de tratamento são de suma importância. Assim a busca do conhecimento popular acerca de plantas medicinais utilizadas para o tratamento de HAS e a comprovação pré-clínica de eficácia e segurança dos mesmos torna-se de grande importância. Dentre estas plantas encontra-se a Cuphea carthagenensis (Jacq.) J.F. Macbr., popularmente conhecida como ‘sete-sangrias’, e utilizada popularmente no tratamento de diversas doenças cardiovasculares. O objetivo desse trabalho foi Investigar os efeitos reno e cardioprotetores do extrato aquoso obtido da parte aérea de C. carthagenensis em ratas Wistar ovariectomizadas e com hipertensão renovascular. Para isso, os efeitos renoprotetores e antihipertensivos prolongados foram avaliados através da diurese e aferição direta da pressão arterial, após o tratamento (pela via oral) com o veículo (água destilada), enalapril 15mg/kg e com a fração solúvel em etanol obtida da C. carthagenensis nas doses de 30, 100 e 300 mg/kg. Somente a dose de 30 mg/kg apresentou diminuição na pressão arterial sistólica e nenhuma das doses testadas promoveu atividade diurética.
Palavras-chave: Diuréticos
Diuretics
Hipertensão
Hypertension
Anti-hipertensivos
Antihypertensive agents
Cuphea carthagenensis
CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Ciências Biológicas e Ambientais
Citação: SCHAEDLER, Maysa Isernhagen. Efeitos antihipertensivos sustentados de Cuphea carthagenensis (Jacq.) J. F. Macbr. em um modelo de hipertensão renovascular associado à ovariectomia. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Biotecnologia) – Faculdade de Ciências Biológicas e Ambientais, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2017.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/4101
Data do documento: 29-Mar-2017
Aparece nas coleções:Biotecnologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MaysaIsernhagenSchaedler.pdf582,9 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.