Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/4130
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Nunes, Flaviana Gasparotti-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6054462862933545pt_BR
dc.contributor.referee1Mondardo, Marcos Leandro-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1205745448514695pt_BR
dc.contributor.referee2Pereira, Ernandes de Oliveira-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9481252517676368pt_BR
dc.creatorOliveira, Renan Carnaúba de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6819432607965277pt_BR
dc.date.accessioned2020-09-21T11:51:54Z-
dc.date.available2020-09-21T11:51:54Z-
dc.date.issued2020-07-08-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, R. C. Arte e educação geográfica: possibilidades a partir de obras do Museu de Arte Contemporânea de Mato Grosso do Sul (MARCO). 2020. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Faculdade de Ciências Humanas, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/4130-
dc.description.abstractThis research involves a study about the language of Art in geographic education. The objective is to think the Art, in specific the painting, as a language and not as a resource or mere representation, exercising the potentialities it provides in the elaboration of spatial imaginations. In addition to the theoretical- conceptual reflections, we carried out experiments in basic and higher education, moving thought about geographic education through the signs produced by Art. From this, we point out the possibilities of other ways of thinking about languages in the process of geographic education. In the experiments carried out in this work, we used images from works by MARCO (Museum of Contemporary Art of Mato Grosso do Sul) that have an alignment with the spatiality of Mato Grosso do Sul. The possibilities presented in the experiments moved the students' thoughts and demonstrated the potential to imagine space for its main characteristic, multiplicity. When researching possibilities of thinking about Art in geographic education, we also intend, in some way, to make it possible for students and teachers of basic public education to access works in the MARCO collection. We believe it is important to disseminate the collection as a way of democratizing access to Art, taking “a piece of the museum into the classroom”.en
dc.description.resumoEsta pesquisa envolve um estudo sobre a linguagem da Arte na educação geográfica. O objetivo é pensar a Arte, em específico a pintura, como linguagem e não como recurso ou mera representação, exercitando as potencialidades que ela proporciona na elaboração de imaginações espaciais. Além das reflexões de cunho teórico-conceitual, realizamos experimentações no ensino básico e superior, movimentando o pensamento acerca da educação geográfica através dos signos produzidos pela Arte. A partir disso, apontamos as possibilidades de outras formas de se pensar as linguagens no processo de educação geográfica. Nas experimentações realizadas neste trabalho utilizamos imagens de obras do MARCO (Museu de Arte Contemporânea de Mato Grosso do Sul) que possuem um alinhamento com a espacialidade de Mato Grosso do Sul. As possibilidades apresentadas nas experimentações movimentaram o pensamento dos estudantes e demonstraram potencialidade para se imaginar o espaço pela sua principal característica, a multiplicidade. Ao pesquisarmos possibilidades de pensar a Arte na educação geográfica também pretendemos, de alguma maneira, possibilitar o acesso de alunos e professores do ensino público básico às obras do acervo do MARCO. Acreditamos ser importante a difusão do acervo como uma forma de democratização do acesso à Arte, levando “um pedaço do museu para dentro da sala de aula”.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Alison Souza (alisonsouza@ufgd.edu.br) on 2020-09-21T11:51:54Z No. of bitstreams: 1 RenanCarnaubadeOliveira.pdf: 3335843 bytes, checksum: 11fa0ce457cdfba022f2a70219f2572b (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-09-21T11:51:54Z (GMT). No. of bitstreams: 1 RenanCarnaubadeOliveira.pdf: 3335843 bytes, checksum: 11fa0ce457cdfba022f2a70219f2572b (MD5) Previous issue date: 2020-07-08en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Grande Douradospt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Ciências Humanaspt_BR
dc.publisher.programPrograma de pós-graduação em Geografiapt_BR
dc.publisher.initialsUFGDpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectGeografia - ensino e aprendizagempt_BR
dc.subjectGeography - Study and teachingen
dc.subjectArtes plásticaspt_BR
dc.subjectArten
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIApt_BR
dc.titleArte e educação geográfica: possibilidades a partir de obras do Museu de Arte Contemporânea de Mato Grosso do Sul (MARCO)pt_BR
dc.title.alternativeArt and geographical education: possibilities from artworks of the Contemporary Art Museum in Mato Grosso do Sul (MARCO)en
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado em Geografia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RenanCarnaubadeOliveira.pdf3,26 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.