Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/4156
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Caracterização de células-tronco e membrana de látex visando um novo modelo de biocurativo
Autor(es): Garms, Bruna Cambraia
Primeiro Orientador: Grisolia, Alexeia Barufatti
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Paes, João Tadeu Ribeiro
metadata.dc.contributor.referee1: Paz, Marcelo Fossa da
Resumo: A engenharia tecidual aplica conhecimentos das ciências biomédicas e engenharia com o intuito de promover a regeneração, reparo ou manutenção da função dos tecidos. Esse campo do conhecimento envolve o emprego de biomaterias, como a membrana de látex, amplamente utilizada em aplicações terapêuticas. Outro alvo de grande interesse na comunidade científica em tratamentos clínicos e pré-clínicos, são as células-tronco mesenquimais derivadas do tecido adiposo (ASC). Dentro desse contexto, buscou-se padronizar as técnicas de cultivo de ASC e a confecção da membrana de látex a fim de desenvolver, a médio prazo, um biocurativo empregando a terapia celular associada ao látex como inovadora opção terapêutica para regeneração tecidual. As ASC foram isoladas, expandidas e diferenciadas em linhagens de osteócitos, condrócitos e adipócitos. As membranas de látex (MLN) foram submetidas a testes de resistência mecânica e demonstraram que a incorporação da polilisina (PLL) ao látex conserva resistência suficiente para aplicação terapêutica do material. O ensaio de citotoxicidade revelou que a MLN reduziu sensivelmente o metabolismo celular, porém ao adicionar PLL, houve uma expressiva redução na viabilidade celular. Os resultados obtidos permitiram caracterizar as ASC e padronizar a confecção da MLN, como metodologias básicas com potencialidade para aplicações clínicas, como uma nova opção de biocurativo, para emprego, sobretudo, em lesões de difícil cicatrização.
Palavras-chave: Células-tronco mesenquimais
Mesenchymal stem cells
Engenharia tecidual
Tissue engineering
CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Ciências Biológicas e Ambientais
Citação: GARMS, Bruna Cambraia. Caracterização de células-tronco e membrana de látex visando um novo modelo de biocurativo. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Biotecnologia) – Faculdade de Ciências Biológicas e Ambientais, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2013.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/4156
Data do documento: 2013
Aparece nas coleções:Biotecnologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BrunaCambraiaGarms.pdf3,94 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.