Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/4179
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Marcadores moleculares no gene da leptina associados com características de carcaça em bovinos da raça nelore
Autor(es): Silva, Danielly Beraldo dos Santos
Primeiro Orientador: Grisolia, Alexeia Barufatti
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Seno, Leonardo de Oliveira
metadata.dc.contributor.referee1: Fernandes, Alexandre Rodrigo Mendes
Resumo: O objetivo foi caracterizar a diversidade genotípica do gene da leptina por meio do SNP311, SNP1457 e microssatélite BM1500, e posteriormente associar os marcadores às características fenotípicas em bovinos machos da raça Nelore. As medidas de peso corporal e ultrassonográficas foram realizadas em três períodos de manejo dos animais: 1 (pasto e sal mineral ad libitum), 2 (pasto e concentrado: 16% de proteína bruta e 3,1 Mcal/ kg de matéria seca); 3 (confinamento: 15% de proteína bruta e 2,7 Mcal/ kg de matéria seca). Após os animais atingirem o peso corporal equivalente a 16 arrobas, estes foram enviados para o abate em um frigorífico comercial onde foram coletadas informações para a classificação e tipificação da carcaça. Também foram coletadas amostras de tecido sanguíneo para as análises moleculares. As amostras foram genotipadas por meio PCR-RFLP e marcador microssatélite. As análises populacionais e estatísticas foram realizadas nos programas Cervus 3.0 e SAS 9.2, respectivamente. No SNP1457 foram identificados 54% dos animais com genótipo GG, 41% AG e 5% AA, sendo que o alelo G foi o mais frequente (74,5%). Para o SNP311 foram identificados 30% dos animais como sendo CT e 70% TT, sendo o alelo T encontrado em maior frequência (85%). Para o BM1500 foram encontrados três alelos: 138bp, 147bp e 149bp, sendo o último mais abundante. O SNP1457 não indicou associação entre as características fenotípicas analisadas, entretanto, os alelos produzidos pelo SNP311 foram associados com a espessura de gordura na garupa e coloração do músculo. Do mesmo modo, BM1500 foi associado com o peso, espessura de gordura subcutânea, espessura de gordura da garupa e comprimento de carcaça. A pesquisa demonstrou a eficiência dos marcadores para caracterização genética do rebanho estudado e também pôde indicar que o SNP311 e o microssatélite BM1500 são associados às características fenotípicas economicamente importantes.
Palavras-chave: Polimorfismo de Fragmento de Restrição
Polymorphism, Restriction Fragment Length
Microsatélite
Microsatellites
Gado de corte
Beef cattle
CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Ciências Biológicas e Ambientais
Citação: SILVA, Danielly Beraldo dos Santos Silva. Marcadores moleculares no gene da leptina associados com características de carcaça em bovinos da raça nelore. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Biotecnologia) – Faculdade de Ciências Biológicas e Ambientais, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2012.
Tipo de Acesso: Acesso Restrito
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/4179
Data do documento: 2012
Aparece nas coleções:Biotecnologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DaniellyBeraldodosSantosSilva - restrito.pdf1,05 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.