Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/4222
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Cinética de secagem dos grãos de niger
Autor(es): Quinzani, Guilherme Antonio
Primeiro Orientador: Assola, Luan
Segundo Orientador: Siqueira, Valdiney Cambuy
metadata.dc.contributor.referee1: Martins, Elton Aparecido Siqueira
metadata.dc.contributor.referee2: Silva, Fernanda Pimentel da
Resumo: Dentre as espécies vegetais com potencial para a obtenção de biodiesel destaca-se o niger (Guizotia abyssinica Cass), que possui aproximadamente 30% em massa, de óleo, sendo este muito rico em ácido linoléico, o qual é um ácido graxo essencial para a saúde humana. Objetivou-se com o presente trabalho descrever o processo de secagem em camada delgada dos grãos de niger por meio do ajuste de diferentes modelos matemáticos aos dados experimentais da secagem, e selecionar aquele que melhor representa o fenômeno, determinar os coeficientes de difusão e as propriedades termodinâmicas do produto. Os grãos de niger foram colhidos com teor de água inicial de aproximadamente 30% (base úmida) e submetidos à secagem nas temperaturas de 40, 50, 60, 70 e 80 oC em um secador experimental de leito fixo. Aos dados experimentais foram ajustados oito modelos matemáticos constantemente utilizados para representar a secagem de produtos agrícolas. Conclui-se que os modelos de Page, Aproximação da difusão e Dois termos podem ser utilizados para representação da secagem do niger em camada delgada. Sendo selecionado o modelo de Page para representar o processo, devido sua tradicionalidade e maior simplicidade de aplicação. O Coeficiente de difusão efetivo aumentou com a elevação da temperatura. A energia de ativação para difusão líquida, para o intervalo de temperatura de 40 a 80 oC, durante a secagem dos grãos de niger foi de aproximadamente 46,83 kJ mol-1 . Os valores de entalpia e entropia específica reduzem conforme o aumento da temperatura do ar de secagem, enquanto a energia livre de Gibbs tiveram seus valores elevados.
Palavras-chave: Guizotia abyssinica
Modelo matemático
Mathematical models
Energia de ativação
Activation energy
CNPq: CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::ENGENHARIA AGRICOLA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Ciências Agrárias
Citação: QUINZANI, Guilherme Antonio; ASSOLA, Luan. Cinética de secagem dos grãos de niger. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Agrícola) – Faculdade de Ciências Agrárias, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2015.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/4222
Data do documento: 2015
Aparece nas coleções:Engenharia Agrícola

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LuanAssola - GuilhermeAntonioQuinzani.pdf573,29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.