Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/4303
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Informação, planejamento e tomada de decisão: uma análise da influência da idade e da escolaridade na escolha das fontes de informações pelos gestores das indústrias de biocombustíveis líquidos no Mato Grosso do Sul
Autor(es): Matoso, Fernanda da Conceição
Primeiro Orientador: Talamini, Edson
Resumo: As informações e suas fontes são consideradas importantes instrumentos para potencializar e agilizar a gestão e a tomada de decisão, além de capacitar as organizações a alcançarem seus objetivos. Considerando o contexto da recente expansão da indústria sucro-alcooleira no Estado do Mato Grosso do Sul, constituindo um ambiente de decisões estratégicas no setor, a presente pesquisa teve como objetivo analisar as fontes de informações mais utilizadas pelos gestores da indústria de biocombustíveis líquidos do Estado. Além disso, buscou investigar se a idade e a escolaridade dos gestores influenciam na escolha das fontes de informações internas e externas por eles utilizadas. A coleta de dados foi realizada por meio de questionário estruturado, o qual foi enviado por correio eletrônico para todas as usinas sucro- alcooleiras, num total de 20 usinas cadastradas na ANP. Ao final do período de coleta dos dados apenas 10 usinas haviam enviado resposta. Apesar do número reduzido de respostas, os dados foram analisados com o uso de recursos de estatística descritiva e de testes χ 2 (Qui- quadrado) para a diferença entre duas proporções. Os resultados obtidos indicam que as variáveis idade e nível de escolaridade influenciam apenas no uso de algumas fontes de informações internas ou externas.
Palavras-chave: Fontes de informação
Information resources
Tomada de decisão
Decision making
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia
Citação: MATOSO, Fernanda da Conceição. Informação, planejamento e tomada de decisão: uma análise da influência da idade e da escolaridade na escolha das fontes de informações pelos gestores das indústrias de biocombustíveis líquidos no Mato Grosso do Sul. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) – Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2009.
Tipo de Acesso: Acesso Restrito
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/4303
Data do documento: 2009
Aparece nas coleções:Administração

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.