Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/4319
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Estudo do algoritmo cultural em problemas de escalonamento
Autor(es): Silva, Honorivaldo Rodrigo Albuquerque
Primeiro Orientador: Camilo Junior, Celso Gonçalves
Resumo: O Algoritmo Cultural é uma técnica recente, desenvolvida por Robert G. Reynolds e tem apresentado bom desempenho na busca por soluções em problemas reais. Por isso, este trabalho apresenta a aplicação de um Algoritmo Cultural (AC) para a solução de um Problema de Sequenciamento em Máquina Única com Penalidades por Antecipação e Atraso (PSMUPAA). O problema foi detectado em uma empresa do setor metalúrgico que produz estruturas metálicas para construção civil, onde o seqüenciamento de tarefas é feito baseado na experiência dos funcionários, necessitando de uma melhor programação da produção. O objetivo principal do trabalho é analisar o comportamento de um Algoritmo Cultural em um problema real de sequenciamento de máquina única em um ambiente just-in-time. Assim, o algoritmo tem como objetivo minimizar o atraso das entregas, para a satisfação dos clientes, e o estoque de produtos, que gera custos de manutenção. Um conjunto de casos de teste foi executado e os resultados mostram um bom desempenho do algoritmo.
Palavras-chave: Algoritmo cultural
Cultural algorithms
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::SISTEMAS DE COMPUTACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia
Citação: SILVA, Honorivaldo Rodrigo Albuquerque. Estudo do algoritmo cultural em problemas de escalonamento. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Análise de Sistemas) – Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologias, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2009.
Tipo de Acesso: Acesso Restrito
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/4319
Data do documento: 2009
Aparece nas coleções:Análise de Sistemas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
HonorivaldoRodrigoAlbuquerqueSilva - restrito.pdf245,7 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.