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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Camilo Junior, Celso Gonçalves-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6776569904919279pt_BR
dc.contributor.referee1Iaione, Fábio-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5920220519650965pt_BR
dc.contributor.referee2Odakura, Valguima Victoria Viana Aguiar-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0165414661753032pt_BR
dc.creatorTerassaka, Rodrigo Minoru-
dc.creatorFelipe, Valdir Marcos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6189940723095137pt_BR
dc.date.accessioned2020-10-22T12:30:11Z-
dc.date.available2020-10-22T12:30:11Z-
dc.date.issued2009-12-15-
dc.identifier.citationTERASSAKA, Rodrigo Minoru; FELIPE, Valdir Marcos. Plataformas e API´s para o desenvolvimento de jogos em dispositivos móveis. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Análise de Sistemas) – Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologias, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2009.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/4321-
dc.description.resumoOs Jogos para celulares vêm apresentando um surpreendente grau de evolução tecnológica nos últimos anos. Ferramentas e técnicas computacionais sofisticadas, têm surgido para serem empregadas no desenvolvimento de jogos direcionados a estes dispositivos. Neste trabalho será apresentado um levantamento bibliográfico das plataformas: Java, Qualcomm Brew, Symbian, Dot Net e Flash, com foco na tecnologia para celulares. O capítulo 1, apresenta o crescimento da telefonia celular no Brasil, o crescimento da industria de fabricantes de aparelhos de telefone móveis. Neste capítulo são apresentados também os objetivos gerais e específicos e a metodologia usada para este trabalho. No capítulo 2, serão abordadas as plataformas utilizadas em dispositivos móveis e suas principais características. No capítulo 3, serão abordados os recursos oferecidos por cada plataforma, para o desenvolvimento de jogos para estes dispositivos. O capítulo 4, apresenta uma análise das tecnologias, com base nas bibliografias estudadas, para identificar a que melhor se enquadra, na portabilidade, manutenibilidade e reuso do mesmo. Ainda no mesmo, é apresentado o jogo da memória, sua finalidade, seu desenvolvimento e utilização. No capítulo 5, será feita a conclusão deste trabalho, apresentado as dificuldades encontradas durante o mesmo.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Alison Souza (alisonsouza@ufgd.edu.br) on 2020-10-22T12:30:11Z No. of bitstreams: 1 RodrigoMinoruTerassaka - ValdirMarcosFelipe - restrito.pdf: 363093 bytes, checksum: 47a08fa493703bac125bb28ac7e066fc (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-10-22T12:30:11Z (GMT). No. of bitstreams: 1 RodrigoMinoruTerassaka - ValdirMarcosFelipe - restrito.pdf: 363093 bytes, checksum: 47a08fa493703bac125bb28ac7e066fc (MD5) Previous issue date: 2009-12-15en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Grande Douradospt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Ciências Exatas e Tecnologiapt_BR
dc.publisher.initialsUFGDpt_BR
dc.rightsAcesso Restritopt_BR
dc.subjectJogos em dispositivo móvelpt_BR
dc.subjectMobile gamesen
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::SISTEMAS DE COMPUTACAOpt_BR
dc.titlePlataformas e API´s para o desenvolvimento de jogos em dispositivos móveispt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
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