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http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/4363
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor1 | Bornschlegell, Augusto Salomão | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3608477396510609 | pt_BR |
dc.contributor.advisor2 | Bornschlegell, Augusto Salomão | - |
dc.contributor.advisor2Lattes | http://lattes.cnpq.br/3608477396510609 | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co2 | Gibelli, Gerson Bessa | - |
dc.contributor.advisor-co2Lattes | http://lattes.cnpq.br/5972973580834804 | pt_BR |
dc.creator | Sant’ Ana, Bruno Viscardi | - |
dc.date.accessioned | 2020-10-28T11:39:26Z | - |
dc.date.available | 2020-10-28T11:39:26Z | - |
dc.date.issued | 2019 | - |
dc.identifier.citation | SANT’ ANA, Bruno Viscardi. Comportamento térmico de um motor de indução trifásico submetido a variações de cargas durante startup. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Mecânica) – Faculdade de Engenharia, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/4363 | - |
dc.description.resumo | As perdas que ocorrem durante o funcionamento de máquinas elétricas manifestam-se, majoritariamente, em geração de calor. Desse modo, compreender o comportamento térmico é de suma importância para o projeto de um motor eficiente, impactando no cenário econômico industrial. Nessa perspectiva, um Motor de Indução Trifásico (MIT) comercial de 1/2 cv (0,37 kW) é submetido a análise experimental sob diferentes condições de carga. Esse carregamento imposto é decorrente do acoplamento ao eixo do motor de um freio eletromagnético instrumentado com uma célula de carga que capta o torque resultante. O acompanhamento térmico é resultado das medições de termopares distribuídos nos enrolamentos, estator, carcaça e aletas do MIT, além de uma câmara termográfica para exame qualitativo do gradiente de temperatura na superfície da carcaça. Assim, os resultados evidenciam o mapeamento térmico do equipamento considerando as regiões de regime transiente e permanente, relacionando a evolução da temperatura no decorrer do tempo e a curva de temperatura perante as exigências de carga, manifestando concordância com a literatura. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Alison Souza (alisonsouza@ufgd.edu.br) on 2020-10-28T11:39:26Z No. of bitstreams: 1 BrunoViscardiSantAna.pdf: 898602 bytes, checksum: 8f33ab6ba6c96e43e7e54c13c5e79730 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2020-10-28T11:39:26Z (GMT). No. of bitstreams: 1 BrunoViscardiSantAna.pdf: 898602 bytes, checksum: 8f33ab6ba6c96e43e7e54c13c5e79730 (MD5) Previous issue date: 2019 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Grande Dourados | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Engenharia | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFGD | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Motor de indução trifásico | pt_BR |
dc.subject | Three phase induction motor | en |
dc.subject | Curva de calibração | pt_BR |
dc.subject | Calibration curve | en |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA | pt_BR |
dc.title | Comportamento térmico de um motor de indução trifásico submetido a variações de cargas durante startup | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Engenharia Mecânica |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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