Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/4430
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Microinvestimento participativo coletivo (Crowdinvesting) no Brasil
Autor(es): Florentin, Luis Miguel Roa
Primeiro Orientador: Nascimento, Arthur Ramos do
metadata.dc.contributor.referee1: Silva, Ricardo Guilherme Silveira Corrêa
metadata.dc.contributor.referee2: Reginato, Alexandre Orion
Resumo: A presente monografia possui como objetivo explorar a legislação que regulamenta o crowdinvesting no Brasil. Para tanto, foi necessário realizar uma revisão bibliográfica dos fenômenos que antecedem o investimento coletivo participativo, tais quais: inteligência coletiva, cultura de participação, web 2.0, crowdsourcing, crowdfunding e suas modalidades. Após o estudo de tais conceitos, foram estudados os sujeitos envolvidos no crowdinvesting, plataformas, funcionamento desse fenômeno e as plataformas em atividade no Brasil. Após isso, analisou-se a instrução CVM 588/2017, publicada em 13 de julho, para realizar uma análise de como a legislação regula o instrumento e se está de acordo com a essência com que tal fenômeno foi estruturado. Ainda, por sugestão de dissertação de Mestrado de Leilani Mendes, realizou-se rápida análise da natureza jurídica das plataformas jurídicas com dois contratos típicos: agenciamento e comissão. Por fim, houve em 2016 publicação de lei que regulamentou o crowdinvesting na Espanha, realizando-se um pequeno estudo comparado para fins de complementação do estudo jurídico feito nos últimos capítulos.
Abstract: La presente monografía tiene como objetivo explorar la legislación que regula el crowdinvesting en Brasil. Para atingir tal finalidad se hizo una revisión bibliográfica los fenómenos teóricos que están alrededor de la inversión colectiva, como: inteligencia colectiva, cultura de participación, web 2.0, crowdsourcing, crowdfunding y sus modalidades. Después del estudio de estés conceptos, se estudió el crowdinvesting y los sujetos envueltos en el mismo, las plataformas, el funcionamiento de procedimiento y las plataformas en actividad en Brasil. Siguiendo el estudio se analizó la instrucción CVM 588/2017, publicada en 13 de julio de 2017, para que se explore como la legislación reglamento el instituto del crowdinvesting y si tal regulación está de acuerdo con la esencia del fenómeno. También, por sugestión de la disertación de Máster de Leilani Mendes, se hizo una rápida análisis de la naturaleza jurídica de las plataformas de investimento participativo en comparación con dos contratos típicos de la legislación brasileña: agenciamiento y comisión. Por fin, se hizo un pequeño estudio comparado con la legislación de España para complementar el análisis jurídico.
Palavras-chave: Crowdinvesting
Crowdfunding
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Direito e Relações Internacionais
Citação: FLORENTIN, Luis Miguel Roa. Microinvestimento participativo coletivo (Crowdinvesting) no Brasil. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) – Faculdade de Direito e Relações Internacionais, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2017.
Tipo de Acesso: Acesso Restrito
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/4430
Data do documento: 14-Ago-2017
Aparece nas coleções:Direito

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LuisMiguelRoaFlorentin - restrito.pdf345,76 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.