Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/4442
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Moreira, Caroline Camila-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5351005397342463pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Oliveira, Alessandra Silva Dias de-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3749479700582858pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Ana Carolina Feldenheimer da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6827359373974151pt_BR
dc.contributor.referee2Moreira, Naiara Ferraz-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2429455050022550pt_BR
dc.creatorMedina, Daiane-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2334385964086740pt_BR
dc.date.accessioned2020-12-23T12:48:42Z-
dc.date.available2020-12-23T12:48:42Z-
dc.date.issued2020-12-07-
dc.identifier.citationMEDINA, Daiane. Promoção de alimentos em encartes de supermercados: uma análise da capa e do conteúdo interno. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Nutrição) – Faculdade de Ciências da Saúde, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/4442-
dc.description.resumoIntrodução: Encartes promocionais de supermercados trazem implicações dietéticas para a saúde coletiva, uma vez que a clássica estratégia influencia nas escolhas alimentares e no comportamento de compra. A primeira página dos encartes representa um espaço especial dedicado a atrair a atenção dos consumidores e estimulá-los à compras por impulso. Entretanto, poucos trabalhos se dedicam a investigar a relação entre a saudabilidade de alimentos anunciados na capa versus o interior. Objetivo: Analisar a promoção de alimentos, de acordo com a natureza, a extensão e o propósito de processamento, comparando a capa e o conteúdo interno de encartes de supermercados brasileiros. Métodos: Foram coletados os dados de encartes promocionais de cinco grandes redes de supermercados localizados na região metropolitana do Rio de Janeiro (RJ) no mês de agosto de 2019. Os alimentos foram categorizados em quatro grupos, de acordo com a classificação NOVA: in natura ou minimamente processados (AIN/MP), ingredientes culinários processados, processados e ultraprocessados (AUP). Foi feito o cálculo da densidade dos grupos de alimentos na capa e no interior dos encartes, sendo realizada a comparação por meio do teste T pareado. Resultados: Foram analisados 26 encartes e identificados 4013 alimentos anunciados, sendo 55,0% AUP e 26,9% AIN/MP. Na capa, AUP são igualmente promovidos aos AIN/MP (8 alimentos em média para ambos). Já no interior dos encartes, a densidade de AUP é mais que o dobro dos alimentos AIN/MP (11,4 versus 5,3). Conclusão: A capa dos encartes de supermercados não reflete todo o conteúdo da circular. Na capa, os alimentos AIN/MP são igualmente promovidos àqueles de menor qualidade nutricional. Mas, os AUP têm maior destaque ao longo do interior dos encartes, representando mais da metade de todos os alimentos anunciados. Fica evidente a necessidade de desenvolver programas governamentais e legislação que estimulem a promoção de alimentos saudáveis e restrinjam a promoção excessiva de AUP em supermercados.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Alison Souza (alisonsouza@ufgd.edu.br) on 2020-12-23T12:48:42Z No. of bitstreams: 1 DaianeMedina - restrito.pdf: 319182 bytes, checksum: 4d9b518dfca5bf5ef0f7dd07f59868c9 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-12-23T12:48:42Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DaianeMedina - restrito.pdf: 319182 bytes, checksum: 4d9b518dfca5bf5ef0f7dd07f59868c9 (MD5) Previous issue date: 2020-12-07en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Grande Douradospt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Ciências da Saúdept_BR
dc.publisher.initialsUFGDpt_BR
dc.rightsAcesso Restritopt_BR
dc.subjectMarketingen
dc.subjectAlimentos processadospt_BR
dc.subjectProcessed foodsen
dc.subjectComércio varejistapt_BR
dc.subjectRetail tradeen
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::NUTRICAOpt_BR
dc.titlePromoção de alimentos em encartes de supermercados: uma análise da capa e do conteúdo internopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Nutrição

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DaianeMedina - restrito.pdf311,7 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.