Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/4477
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Mendonça, Jane Corrêa Alves-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8439393300744502pt_BR
dc.contributor.referee1Gomes, Narciso Bastos-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8591563148610577pt_BR
dc.contributor.referee2Almeida, Vera Luci de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8408015140460052pt_BR
dc.creatorAlves, Cyntia Rebeca de Andrade-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9185258819231600pt_BR
dc.date.accessioned2021-03-04T22:44:18Z-
dc.date.available2021-03-04T22:44:18Z-
dc.date.issued2020-12-14-
dc.identifier.citationALVES, Cyntia Rebeca de Andrade. A Percepção do ensino da logística reversa por estudantes universitários. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) – Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/4477-
dc.description.abstractIn accordance with Law no. 12 305 of August 2nd, 2010, the article 33 requires to manufacturers, importers, distributors and traders to structure and implement Reverse Logistics systems independently from the public cleaning service, that is, the waste produced by the supply chains of organizations becomes a corporate responsibility (BRASIL, 2010). Reverse Logistics aims to correctly dispose of post-consumer products either by inserting them back into the production chain, adding value and returning to the market, or making the correct disposal (HERNANDEZ; MARINS; CASTRO, 2012). In this way, it becomes the responsibility of business managers to understand RL and develop the ability to implement it. This descriptive research focused on the perception of students on Reverse Logistics, in order to assess the relevance given to their professional performance, as future managers and public policies makers in the market. To obtain the data, an online questionnaire was used, with quantitative and qualitative questions, disseminated through social networks such as Instagram, Facebook and WhatsApp and the GoogleForms platform. Through the analysis of the data, it was possible to understand the perception of the students about the theme, however, there is still a need to disseminate and further deepen its learning to satisfy the needs identified by the respondent college students.en
dc.description.resumoDe acordo com a Lei nº. 12.305 de 02 de agosto de 2010, que dispõe em seu artigo 33, a obrigatoriedade dos fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes em estruturar e implementar sistemas de Logística Reversa de forma independente do serviço público de limpeza, ou seja, torna-se uma responsabilidade empresarial os resíduos produzidos pelas cadeias de suprimentos das organizações (BRASIL, 2010). A Logística Reversa tem como objetivo destinar corretamente os produtos pós-consumo, seja inserindo-os novamente a cadeia de produção, agregando valor e retornando ao mercado, ou fazendo o descarte correto (HERNANDEZ; MARINS; CASTRO, 2012). Desta forma torna-se responsabilidade dos gestores empresariais compreender a LR e desenvolver a capacidade de implementa-la. Esta pesquisa de cunho descritivo teve como foco o estudo da percepção dos universitários, sobre o tema Logística Reversa, com objetivo de avaliar a relevância dada pelos discentes ao ensino deste tema para sua atuação profissional, como futuros gestores e formadores de políticas públicas no mercado de trabalho. Para obtenção dos dados capazes de responder os objetivos, foi utilizado um questionário on-line com questões quantitativas e qualitativas, disseminado pelas redes sociais, Intagram, Facebook e WhatsApp, através da plataforma GoogleForms. Através da analise dos dados compreende-se que há percepção dos universitários sobre ensino do tema, porém, ainda há necessidade de disseminar e aprofundar mais o tema para satisfazer as necessidades identificadas pelos universitários respondentes.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Marcos Pimentel (marcospimentel@ufgd.edu.br) on 2021-03-04T22:44:18Z No. of bitstreams: 1 CyntiaRebecadeAndradeAlves.pdf: 1360521 bytes, checksum: d759f43127a8b5afdb837773e5d1d6bb (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-03-04T22:44:18Z (GMT). No. of bitstreams: 1 CyntiaRebecadeAndradeAlves.pdf: 1360521 bytes, checksum: d759f43127a8b5afdb837773e5d1d6bb (MD5) Previous issue date: 2020-12-14en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Grande Douradospt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economiapt_BR
dc.publisher.initialsUFGDpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectLearningen
dc.subjectSatisfaçãopt_BR
dc.subjectSatisfactionen
dc.subjectGestãopt_BR
dc.subjectManagementen
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpt_BR
dc.titleA Percepção do ensino da logística reversa por estudantes universitáriospt_BR
dc.title.alternativePerception of reverse logistics teaching by university studentsen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CyntiaRebecadeAndradeAlves.pdf1,33 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.