Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/4478
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Razões para ultilização de aplicativos de transporte na cidade de Dourados - MS
Título(s) alternativo(s): Reasons for use of transport applications in the city of Dourados - MS
Autor(es): Nascimento, Felipe Pontes do
Primeiro Orientador: Viana, José Jair Soares
metadata.dc.contributor.referee1: Vasconcelos, Paulo Sergio
metadata.dc.contributor.referee2: Hall, Rosemar José
Resumo: A economia colaborativa fundamenta-se na troca ou partilha da comercialização de bens e serviços, que atualmente faz uso de tecnologia, plataformas e aplicativos para conectar rapidamente pessoas que possuem um interesse em comum, como por exemplo se locomover. Objetivou-se com o presente estudo, identificar o comportamento do consumidor de transportes privados individuais oferecidos por aplicativos de smartphones na cidade de Dourados-MS. Os dados necessários para a elaboração deste trabalho foram coletados por intermédio de um questionário, utiliza-se o método survey, que se caracteriza pelo emprego de questionários estruturados, que possuem opções prévias de resposta. A qualidade dos serviços prestados pelos motoristas de aplicativos, de modo geral, foi classificada pela maioria dos usuários como “Bom” ou “Excelente”. Aspectos relacionados ao comportamento dos motoristas, como “dirigibilidade e condução do veículo”, “gentileza e empatia dos condutores”, “sugestão de possíveis trajetos”, “capacidade de solucionar os problemas de trânsito” e “pontualidade” foram classificadas como “bom” pela maioria dos entrevistados. A “prestatividade do condutor em ações”, como a gentileza de abrir ao porta malas, carregar as malas, ajudar no embarque e desembarque foi classificada pela maioria dos usuários como “regular”. Concluiu-se que pode captar através do usuário seu comportamento, tanto por buscar por informações e possíveis descontos através das notificações do próprio aplicativo, o que na era virtual se tornou essencial, pois a maioria das pessoas mais jovens tem seu círculo de amizade através da internet. Com relação aos fatores internos e externos, pode-se observar que os entrevistados por serem jovens em sua maioria, sofre grande influência das informações vindo das redes sociais, tendendo a buscar informações e tomar decisões escolhendo um aplicativo através do que as marcas injetam na mídia social.
Abstract: The collaborative economy is based on the exchange or sharing of the sale of goods and services, which currently makes use of technology, platforms and applications to quickly connect people who have a common interest, such as getting around. The objective of this study was to identify the consumer behavior of individual private transportation offered by smartphone applications in the city of Dourados-MS. The necessary data for the elaboration of this work were collected through a questionnaire, using the survey method, which is characterized by the use of structured questionnaires, which have previous answer options. The quality of services provided by application drivers, in general, was rated by most users as "Good" or "Excellent". Aspects related to the behavior of drivers, such as “driving and driving the vehicle”, “kindness and empathy for drivers”, “suggestion of possible routes”, “ability to solve traffic problems” and “punctuality” were classified as “good” by most respondents. The “helpfulness of the driver in actions”, such as the kindness to open the trunk, load the bags, assist in boarding and disembarking was classified by most users as “regular”. It was concluded that they can capture their behavior through the user, both by searching for information and possible discounts through the app's own notifications, which in the virtual era has become essential, since most of the younger people have their circle of friendship through the Internet. With regard to internal and external factors, it can be seen that the interviewees, being mostly young, suffer a great influence from information coming from social networks, tending to seek information and make decisions by choosing an application through what brands inject in the media social.
Palavras-chave: Economia compartilhada
Shared economy
Locomoção
Locomotion
Qualidade de serviço
Quality of service
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia
Citação: NASCIMENTO, Felipe Pontes do. Razões para ultilização de aplicativos de transporte na cidade de Dourados – MS. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) – Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2020.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/4478
Data do documento: 5-Nov-2020
Aparece nas coleções:Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FelipePontesdoNascimento.pdf2,5 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.