Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/448
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Nunes, Flaviana Gasparotti-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6054462862933545pt_BR
dc.creatorPimenta, Thiago Albano de Sousa-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9251973799696271pt_BR
dc.date.accessioned2019-04-03T14:34:32Z-
dc.date.accessioned2019-04-03T14:34:57Z-
dc.date.available2019-04-03T14:34:32Z-
dc.date.available2019-04-03T14:34:57Z-
dc.date.issued2018-02-18-
dc.identifier.citationPIMENTA, Thiago Albano de Sousa. Cinema, geografias e ensino: diálogos, encontros e atravessamentos. 2018. 241 f. Tese (Doutorado em Geografia) – Faculdade de Ciências Humanas, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/448-
dc.description.abstractThis work is a dialogue between Geography, Cinema and Teaching. Our research had as main outline the need to seek new and other ways of thinking the Teaching of Geography, thinking of the approximation with the cinematographic artistic language, in this way we brought the Law 13006/14 that makes mandatory the exhibition of at least two hours a month of Brazilian films, being that it is of great importance for the opening of the access to the cinema to the school space, as well as a greater cultural experience within the Brazilian schools. The thesis will dialogue with two national cinematographic productions, "The Machine" and "Tainá", seeking in the crossings that the works provoke potentialities to think the Teaching of Geography. In this sense, in order to think of a geography that does not reproduce a dogmatic image of thought, we have to enable crossings to happen, that other potentialities can affect us, in this way, cinema, as a language of affections and percepts, can cross us, put into becoming by allowing other thoughts to be created, the difference multiplies. Thus, the teaching of geography should not only be a reproducer of institutionalized geographic thought, but an event that generates thoughts, creates forms of thinking, geographies that emanate from difference, from the outside that is updated through the cinema.en
dc.description.resumoEste trabalho é um diálogo entre Geografia, Cinema e Ensino. A nossa pesquisa teve como principal delineamento a necessidade de buscarmos novas e outras formas de pensar o Ensino de Geografia, pensando na aproximação com a linguagem artística cinematográfica, dessa forma trouxemos a Lei 13006/14 que torna obrigatória a exibição de, ao menos, duas horas mensais de filmes brasileiros, sendo que a mesma é de grande importância para a abertura do acesso ao cinema ao espaço escolar, assim como uma maior experiência cultural dentro das escolas brasileiras. A tese dialogará com duas produções cinematográficas nacionais, “A Máquina” e “Tainá”, buscando nos atravessamentos que as obras provocam potencialidades para pensar o Ensino de Geografia. Neste sentido, para pensarmos uma geografia que não reproduza uma imagem dogmática do pensamento, temos que possibilitar que os atravessamentos aconteçam, que outras potencialidades possam nos afetar, dessa forma, o cinema, como linguagem de afetos e perceptos, pode nos atravessar, pode nos colocar em devir permitindo que outros pensares sejam criados, que a diferença se multiplique. Assim, o ensino de geografia não deve ser apenas reprodutor do pensamento geográfico institucionalizado, mas um acontecimento que gera pensamentos, que cria formas de pensar, geografias que emanam da diferença, do fora que é atualizado através do cinema.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Alison Souza (alisonsouza@ufgd.edu.br) on 2019-04-03T14:34:32Z No. of bitstreams: 1 ThiagoAlbanodeSousaPimenta.pdf: 6929695 bytes, checksum: 7af856c929222db6751950ead627283b (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-04-03T14:34:32Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ThiagoAlbanodeSousaPimenta.pdf: 6929695 bytes, checksum: 7af856c929222db6751950ead627283b (MD5) Previous issue date: 2018-02-18en
dc.description.provenanceSubmitted by Alison Souza (alisonsouza@ufgd.edu.br) on 2019-04-03T14:34:56Z No. of bitstreams: 1 ThiagoAlbanodeSousaPimenta.pdf: 6929695 bytes, checksum: 7af856c929222db6751950ead627283b (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-04-03T14:34:57Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ThiagoAlbanodeSousaPimenta.pdf: 6929695 bytes, checksum: 7af856c929222db6751950ead627283b (MD5) Previous issue date: 2018-02-18en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Grande Douradospt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Ciências Humanaspt_BR
dc.publisher.programPrograma de pós-graduação em Geografiapt_BR
dc.publisher.initialsUFGDpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectGeografia - ensino e aprendizagemen
dc.subjectGeography - Study and teachingpt_BR
dc.subjectCinema brasileiroen
dc.subjectBrazilian Cinemapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIApt_BR
dc.titleCinema, geografias e ensino: diálogos, encontros e atravessamentospt_BR
dc.typeTesept_BR
Aparece nas coleções:Doutorado em Geografia
Doutorado em Geografia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ThiagoAlbanodeSousaPimenta.pdf6,77 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.