Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/4499
Tipo: Dissertação
Título: Os Caminhos da inclusão do aluno com deficiência intelectual no ensino regular e o dizer dos professores de geografia da educação básica em Dourados-MS: discurso e prática
Título(s) alternativo(s): The ways of inclusion of students with intellectual disabilities in regular education and the saying of geography teachers in basic education in Dourados-MS: speech and practice
Autor(es): Dias, Dayane Caroline Gomes da Silva
Primeiro Orientador: Abreu, Silvana de
metadata.dc.contributor.referee1: Nunes, Flaviana Gasparotti
metadata.dc.contributor.referee2: Kassar, Mônica de Carvalho Magalhães
Resumo: O direito à educação para o aluno com Deficiência Intelectual nas escolas regulares, a partir da PNEE/2008 e LBI/2015, trouxe visibilidade e dignidade para aqueles que anteriormente viviam segregados em instituições filantrópicas ou classes especiais. A metodologia consistiu em estudar e levantar referenciais para a contextualização e compreensão da educação especial como direito, assim como leis, conferências e Decretos internacionais e nacionais, que foram fundamentais para a implementação do direito à educação do aluno com deficiência no Brasil e no mundo. Optou-se também, pela pesquisa qualitativa, de cunho exploratório, com levantamento de dados em sites, na Secretaria Municipal de Educação e também nas escolas municipais de Dourados-MS. Ainda, foram consultadas fontes primárias, como documentos públicos sobre políticas de inclusão social, implementadas nas duas últimas décadas, e legislação pertinente, além de fontes secundárias como: periódicos, livros, relatórios de pesquisa que envolveram o levantamento mais geral, sobre a inclusão de estudantes com deficiência e a inclusão escolar e social. Para tanto, o objetivo principal da pesquisa é o de entender toda a contextualização das políticas de inclusão e de como elas têm garantido a educação do aluno com DI, em uma sala de ensino regular. A partir dessa ideia, dar vozes aos professores de geografia, para compreendermos seu pensar sobre o ensino-aprendizagem diante do aluno com DI. Evidentemente, que a importância da investigação está na compreensão do dizer desses professores formadores, que desenvolvem a prática docente no contexto de salas de aulas que têm estudantes com DI. Quanto aos objetivos específicos, foi levantado alguns problemas como, por exemplo, a preocupação que assola educadores, familiares e intelectuais da educação especial quanto ao presente e o futuro de sujeitos que têm deficiência intelectual, nas suas mais variadas formas e intensidades. E a partir das falas dos professores foi possível apontar elementos que possibilitem melhorar a aprendizagem dos alunos com DI em sala de aula, refletindo e defendendo a permanência do aluno com DI em classes de ensino regular. Participaram da pesquisa doze professores de escolas públicas municipais da cidade de Dourados, que responderam a um questionário com dez perguntas. As questões pretendiam abordar assuntos vivenciados no dia a dia dos professores em sala de aula como: o quantitativo de alunos com DI por turma; o planejamento das aulas para turmas que têm alunos com diferentes níveis de aprendizagem; quais as orientações que os professores recebem pela gestão escolar para trabalharem com alunos com deficiência; aspectos da prática de ensino de geografia; avaliação da progressão do aluno com DI; ano e local da formação dos professores participantes da pesquisa e a opinião dos professores sobre inclusão. Assim, o debate que tentamos trilhar nessa pesquisa esteve sob a perspectiva do aluno que tem deficiência intelectual, seja qual for a forma e intensidade, e que tem encontrado na escola, espaço de socialização; a compreensão do direito a também aprender permanece sendo um objetivo desafiante, a ser alcançado.
Abstract: The right to education for students with Intellectual Disabilities in regular schools, from PNEE/2008 and LBI/2015, brought visibility and dignity to those who previously lived segregated in philanthropic institutions or special classes. The methodology consisted of studying and raising references for the contextualization and understanding of special education as a right, as well as laws, conferences, and international and national decrees, which were fundamental to the implementation of the right to education for students with disabilities in Brazil and throughout the world. We also chose to carry out qualitative, exploratory research, with a survey of data from websites, the Municipal Department of Education, and public schools in Dourados-MS. Furthermore, primary sources were consulted, such as public documents on social inclusion policies which have been implemented in the last two decades, and pertinent legislation, in addition to secondary sources like periodicals, books, and research reports involving a more general survey regarding the inclusion of students with disabilities, as well as school and social inclusion. To this end, the main objective of the research is to understand the contextualization of inclusion policies and how they have guaranteed the education of students with ID in a regular classroom. From this idea, we aim to give voices to the geography teachers, in order to understand their thinking about teaching-learning regarding the student with ID. Evidently, the importance of the investigation lies in the understanding of what these teacher/trainers say, who develop their teaching practice in the context of classrooms that include students with ID. As for the specific objectives, some issues were brought up, such as the concern that worries educators, families, and intellectuals in special education about the present and the future of individuals with intellectual disabilities, in its most varied forms and intensities. And based on the teachers' testimonies, it was possible to point out elements that make it possible to improve the learning of students with ID in the classroom, reflecting on and defending the permanence of the student with ID in regular education classes. Twelve teachers from public schools in the city of Dourados answered a survey with ten questions. The questions sought to address issues experienced in the daily life of classroom teachers, such as the number of students with ID per class; class planning for classes that include students with different levels of learning; what guidance teachers receive from school management to work with students with disabilities; aspects of geography teaching practice; evaluation of the progress of students with ID; year and place of training of teachers participating in the research, and the opinion of teachers about the inclusion of students with ID. Thus, the debate that we have tried to conduct in this research was under the perspective of the student who has an intellectual disability, regardless of its form and intensity, and who has found in the school a space for socializing; the understanding of the right to learn also remains a challenging goal to be achieved.
Palavras-chave: Políticas Inclusivas
Inclusive Policies
Deficiência Intelectual - estudantes
Intellectual Disabilities - students
Educação inclusiva
Inclusive education
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Ciências Humanas
metadata.dc.publisher.program: Programa de pós-graduação em Geografia
Citação: DIAS, Dayane Caroline Gomes da Silva. Os Caminhos da inclusão do aluno com deficiência intelectual no ensino regular e o dizer dos professores de geografia da educação básica em Dourados-MS: discurso e prática. 2021. 145 p. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Faculdade de Ciências Humanas, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/4499
Data do documento: 12-Fev-2021
Aparece nas coleções:Mestrado em Geografia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DayaneCarolineGomesdaSilvaDias.pdf1,25 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.