Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/4505
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Marfuz, Luiz Cesar Alves | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5682367415468201 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Alexandre, Marcos Antônio | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6660342017209730 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | La Rosa, Sara del Carmen Rojo de | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/9036774611793986 | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Coutinho, Denise Maria Barreto | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/8008347581835095 | pt_BR |
dc.contributor.referee4 | Silva, Hebe Alves da | - |
dc.contributor.referee4Lattes | http://lattes.cnpq.br/0256625025636804 | pt_BR |
dc.creator | Esper, Gil de Medeiros | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/3871549206627754 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-04-28T15:12:41Z | - |
dc.date.available | 2021-04-28T15:12:41Z | - |
dc.date.issued | 2020-04-28 | - |
dc.identifier.citation | ESPER, Gil de Medeiros. Trajeto criativo-colaborativo: uma abordagem do teatro performativo na formação de artistas. 2020. 301 f. Tese (Doutorado - Programa de pós-graduação em artes cênicas) - Escola de Teatro, Universidade Federal da Bahia, Salvador, BA, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/4505 | - |
dc.description.abstract | The current research discusses an approach for performative theater, called collaborative creative way, which consists of a strategy for training of nowadays artist-students for the present days. This study emerge from a concern that can be summarize in the question: Which tools and artistic operations could assisted artist-teacher in conduction of creative process that focus the experience the performative theatrical language? From this initial question, build a hypothesis about the proposed approach to collaborative creative way, with its attentive looks and focuses of concentration to present itself as a strategy, among many others, for the preparation of future performing theater artists. The focus is on thinking about the creative act, not the completed work; hence the emphasis on the notion of formativity as a research methodology. In this work will be presented: the starting points that led to the construction of the collaborative creative way, the background of “theoretical-practical thinking” that involves the path and the proposed approach to the collaborative creative way organized and systematized to serve as a stimulus for new and different appropriations and perspectives. The research points out the approach itself as a possibility to face the challenges in the current formation of theater artists. | pt_BR |
dc.description.resumo | A presente tese discorre sobre uma abordagem para o teatro performativo, denominada trajeto criativo-colaborativo, que consiste em uma estratégia para a formação de artistas-estudantes na atualidade e para a atualidade. A pesquisa surge de uma inquietação que pode ser resumida na pergunta: Quais ferramentas e operações artísticas podem auxiliar o artista-docente na condução de processos criativos que visam experienciar a linguagem teatral performativa? A partir dessa questão inicial, constrói-se a hipótese de que a abordagem proposta para o trajeto criativo-colaborativo, com seus olhares de atenção e focos de concentração, se apresenta como uma estratégia, entre outras tantas, para a preparação de futuros artistas teatrais performativos. O foco está em pensar o ato criativo, e não a obra acabada; daí o destaque à noção de formatividade como metodologia de pesquisa. Apresentar-se-ão os pontos de partida que levaram à construção do trajeto criativo-colaborativo; o pano de fundo do “pensamento teórico-prático” que envolve o trajeto; bem como a proposta de abordagem para o trajeto criativo-colaborativo, organizada e sistematizada para que sirva como estímulo para novas e diferentes apropriações e olhares. Conclui-se que a abordagem apresentada se coloca como uma possibilidade de enfrentamento aos desafios dados para a formação do artista de teatro na atualidade. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Marcos Pimentel (marcospimentel@ufgd.edu.br) on 2021-04-28T15:12:40Z No. of bitstreams: 1 GildeMedeirosEsper.pdf: 74854863 bytes, checksum: f0790d02bf426b87901d57118c46ce5f (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2021-04-28T15:12:41Z (GMT). No. of bitstreams: 1 GildeMedeirosEsper.pdf: 74854863 bytes, checksum: f0790d02bf426b87901d57118c46ce5f (MD5) Previous issue date: 2020-04-28 | en |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Bahia | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola de Teatro | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de pós-graduação em Artes Cênicas | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFBA | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Artista-docente | pt_BR |
dc.subject | Artist-teacher | en |
dc.subject | Formação teatral | pt_BR |
dc.subject | Theatrical training | en |
dc.subject | Teatro Performativo | pt_BR |
dc.subject | Performative Theater | en |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES | pt_BR |
dc.title | Trajeto criativo-colaborativo: uma abordagem do teatro performativo na formação de artistas | pt_BR |
dc.title.alternative | Creative-collaborative way: an approach of the performative theater in the formation of artists | en |
dc.title.alternative | Trayectoria colaborativa y creativa: un abordaje del teatro performativo en la formación de artistas | es |
dc.type | Tese | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
GildeMedeirosEsper.pdf | 73,1 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.