Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/4505
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Marfuz, Luiz Cesar Alves-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5682367415468201pt_BR
dc.contributor.referee1Alexandre, Marcos Antônio-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6660342017209730pt_BR
dc.contributor.referee2La Rosa, Sara del Carmen Rojo de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9036774611793986pt_BR
dc.contributor.referee3Coutinho, Denise Maria Barreto-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/8008347581835095pt_BR
dc.contributor.referee4Silva, Hebe Alves da-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/0256625025636804pt_BR
dc.creatorEsper, Gil de Medeiros-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3871549206627754pt_BR
dc.date.accessioned2021-04-28T15:12:41Z-
dc.date.available2021-04-28T15:12:41Z-
dc.date.issued2020-04-28-
dc.identifier.citationESPER, Gil de Medeiros. Trajeto criativo-colaborativo: uma abordagem do teatro performativo na formação de artistas. 2020. 301 f. Tese (Doutorado - Programa de pós-graduação em artes cênicas) - Escola de Teatro, Universidade Federal da Bahia, Salvador, BA, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/4505-
dc.description.abstractThe current research discusses an approach for performative theater, called collaborative creative way, which consists of a strategy for training of nowadays artist-students for the present days. This study emerge from a concern that can be summarize in the question: Which tools and artistic operations could assisted artist-teacher in conduction of creative process that focus the experience the performative theatrical language? From this initial question, build a hypothesis about the proposed approach to collaborative creative way, with its attentive looks and focuses of concentration to present itself as a strategy, among many others, for the preparation of future performing theater artists. The focus is on thinking about the creative act, not the completed work; hence the emphasis on the notion of formativity as a research methodology. In this work will be presented: the starting points that led to the construction of the collaborative creative way, the background of “theoretical-practical thinking” that involves the path and the proposed approach to the collaborative creative way organized and systematized to serve as a stimulus for new and different appropriations and perspectives. The research points out the approach itself as a possibility to face the challenges in the current formation of theater artists.pt_BR
dc.description.resumoA presente tese discorre sobre uma abordagem para o teatro performativo, denominada trajeto criativo-colaborativo, que consiste em uma estratégia para a formação de artistas-estudantes na atualidade e para a atualidade. A pesquisa surge de uma inquietação que pode ser resumida na pergunta: Quais ferramentas e operações artísticas podem auxiliar o artista-docente na condução de processos criativos que visam experienciar a linguagem teatral performativa? A partir dessa questão inicial, constrói-se a hipótese de que a abordagem proposta para o trajeto criativo-colaborativo, com seus olhares de atenção e focos de concentração, se apresenta como uma estratégia, entre outras tantas, para a preparação de futuros artistas teatrais performativos. O foco está em pensar o ato criativo, e não a obra acabada; daí o destaque à noção de formatividade como metodologia de pesquisa. Apresentar-se-ão os pontos de partida que levaram à construção do trajeto criativo-colaborativo; o pano de fundo do “pensamento teórico-prático” que envolve o trajeto; bem como a proposta de abordagem para o trajeto criativo-colaborativo, organizada e sistematizada para que sirva como estímulo para novas e diferentes apropriações e olhares. Conclui-se que a abordagem apresentada se coloca como uma possibilidade de enfrentamento aos desafios dados para a formação do artista de teatro na atualidade.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Marcos Pimentel (marcospimentel@ufgd.edu.br) on 2021-04-28T15:12:40Z No. of bitstreams: 1 GildeMedeirosEsper.pdf: 74854863 bytes, checksum: f0790d02bf426b87901d57118c46ce5f (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-04-28T15:12:41Z (GMT). No. of bitstreams: 1 GildeMedeirosEsper.pdf: 74854863 bytes, checksum: f0790d02bf426b87901d57118c46ce5f (MD5) Previous issue date: 2020-04-28en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Teatropt_BR
dc.publisher.programPrograma de pós-graduação em Artes Cênicaspt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectArtista-docentept_BR
dc.subjectArtist-teacheren
dc.subjectFormação teatralpt_BR
dc.subjectTheatrical trainingen
dc.subjectTeatro Performativopt_BR
dc.subjectPerformative Theateren
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTESpt_BR
dc.titleTrajeto criativo-colaborativo: uma abordagem do teatro performativo na formação de artistaspt_BR
dc.title.alternativeCreative-collaborative way: an approach of the performative theater in the formation of artistsen
dc.title.alternativeTrayectoria colaborativa y creativa: un abordaje del teatro performativo en la formación de artistases
dc.typeTesept_BR
Aparece nas coleções:Teses

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GildeMedeirosEsper.pdf73,1 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.