Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/4514
Tipo: Dissertação
Título: Do Passado ao future-se: a privatização do ensino superior público no Brasil
Título(s) alternativo(s): From the past to the future-se: the privatization of public higher education in Brazil
Del Pasado al future-se: la privatización de la educación superior pública en Brasil
Autor(es): Rosa, Franklin Schmalz da
Primeiro Orientador: Guillén Carías, Maria Gabriela
metadata.dc.contributor.referee1: Scavo, Davide Giacobbo
metadata.dc.contributor.referee2: Lima, Jarbas Couto e
Resumo: Esta pesquisa se propõe analisar a constituição e desenvolvimento do Ensino Superior Público no Brasil a partir da compreensão sobre o papel que a educação - e mais diretamente as universidades públicas- teve durante os momentos políticos pelos quais o país passou e diante das transformações econômicas e o desenvolvimento do capitalismo dependente brasileiro. Através da análise das tendências e políticas públicas adotadas por diferentes governos para o Ensino Superior, tem-se como objetivo evidenciar o processo de privatização e sujeição da educação superior aos interesses privados. Nesse sentido, o Programa Future-se é analisado por ser considerado como uma expressão máxima desse processo e visa a institucionalização de medidas mercantilizantes, que encontram terreno fértil no atual momento de crise estrutural do capital e, mais precisamente no Brasil, com ascensão do projeto político autoritário Bolsonarista, que empreende o aprofundamento do desmonte dos serviços públicos. Esta pesquisa se justifica pela necessidade de compreender as crises pelas quais passam as universidades brasileiras e o papel que a educação superior tem para o capitalismo e para os interesses da classe dominante no atual momento histórico.
Abstract: This research aims to analyze the constitution and development of Public Higher Education in Brazil from the understanding of the role that education - and more directly public universities - played during the political moments that the country went through and in the face of economic transformations and the development of Brazilian dependent capitalism. Through the analysis of trends and public policies adopted by different governments for Higher Education, the objective is to highlight the privatization process and the subjection of higher education to private interests. In this sense, the Future-se Program is analyzed because it is considered as a maximum expression of this process and aims to institutionalize mercantilizing measures, which find fertile ground in the current moment of capital structural crisis and, more precisely in Brazil, with the rise of the authoritarian political project Bolsonarista, who undertakes to deepen the dismantling of public services. This research is justified by the need to understand the crises that Brazilian universities are going through and the role that higher education has for capitalism and for the interests of the ruling class in the current historical moment.
Palavras-chave: Ensino superior
Higher education
Privatização
Privatization
Educação pública
Public education
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Ciências Humanas
metadata.dc.publisher.program: Programa de pós-graduação em Sociologia
Citação: ROSA, Franklin Schmalz da. Do Passado ao future-se: a privatização do ensino superior público no Brasil. 2020. 114 f. Dissertação (Mestrado em Sociologia) – Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2020.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/4514
Data do documento: 30-Set-2020
Aparece nas coleções:Mestrado em Sociologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FranklinSchmalzDaRosa.pdf1,16 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.