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Tipo: Tese
Título: A Inclusão de alunos com deficiência na educação superior: uma análise na Universidade Estadual do Maranhão
Título(s) alternativo(s): The Inclusion of students with disabilities in higher education: an analysis at the state University of Maranhão
L'inclusion des étudiants suasun handicapés dans l'enseignement supérieur: une rechearch à l'Université d'État de Maranhão
Autor(es): Jesus, Ivone das Dores de
Primeiro Orientador: Martins, Morgana de Fátima Agostini
metadata.dc.contributor.referee1: Chahini, Thelma Helena Costa
metadata.dc.contributor.referee2: Nozu, Washington Cesar Shoiti
metadata.dc.contributor.referee3: Silva, Thaise da
metadata.dc.contributor.referee4: Conrado, Dália Melissa
Resumo: Este estudo se insere no âmbito da discussão sobre a inclusão de alunos com deficiência na Educação Superior, sendo uma análise na Universidade Estadual do Maranhão - UEMA e tem como objetivo analisar as proposições e ações de acessibilidade curricular, pedagógica e de infraestrutura desenvolvidas pela mesma e suas implicações. Consideram-se as seguintes questões de pesquisa: Como as formulações teóricas podem ajudar a pensar os processos de exclusão e inclusão na Educação Superior? Como a orientação existente na Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva se relaciona com a Educação Superior praticada pela UEMA, nas ações dos diretores de curso e alunos com deficiência? Quais as visões dos diretores de curso e alunos dos cursos da UEMA e como concebem o processo inclusivo no contexto da prática pedagógica? Quais as ações da UEMA no que diz respeito aos alunos com deficiência e como estas repercutem na inclusão dos mesmos? A pesquisa em evidência foi do tipo descritiva e analítica, de acordo com os motivos a serem abordados e apoiada em revisões bibliográfica e documental, que versam sobre o campo da Educação Inclusiva e que traçam a historicidade das iniciativas de educação e escolarização de alunos com deficiência na realidade maranhense. Utilizou-se a técnica de análise de conteúdo proposta por Bardin (1977) para análise das entrevistas semiestruturadas e dos questionários de identificação aplicados junto aos atores envolvidos no estudo. A pesquisa foi vinculada ao Grupo de Estudos e pesquisas em Educação Especial – GEPES, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Grande Dourados. Assim, optou-se pela fundamentação dialética da educação Inclusiva e pela pesquisa qualitativa e suas formulações subjetivas, interpretando a dinâmica objetiva da realidade, tendo como referencial teórico dentre outros autores: Chahini (2005, 2010, 2012, 2013 e 2016) Matos (2001); Mantoan (2006, 2010); Sassaki (1997, 2006); Stainback (1996); Amaral (1994); Manzini (2014); Mazzoni (2003); Mendes (2012,2018); Oliveira (2004, 2006); Omote (2005); Pereira (2018); Sonza (2018); Vygotsky (2014). Esta pesquisa foi realizada na UEMA e, com base nos pressupostos metodológicos anteriormente enfatizados, priorizando-se a inclusão de alunos com deficiência nos cursos de graduação. O universo histórico, com seu recorte temporal, foi do ano 2015 a 2018, justificando-se tal temporalidade em virtude do crescimento do contingente de alunos com deficiência matriculados na referida IES. Para tanto, foram realizadas entrevistas semiestruturadas e aplicação de questionário de identificação com diretores de cursos frequentados pelos referidos alunos, e alunos com deficiência matriculados nos cursos de graduação da UEMA, permitindo, assim, esclarecer, por vezes, questões referentes ao refletir e ao agir dos participantes da pesquisa frente à Inclusão na Educação Superior. Neste estudo, concluímos que a Universidade Estadual do Maranhão vem mobilizando esforços no sentido de efetivar uma política institucional de inclusão de alunos com deficiência em seus cursos de graduação, tentando, por meio de ações articuladas, garantir o acesso, a permanência e a conclusão dos estudos. Além disso, é perceptível que, neste momento, há um contingente de alunos com deficiência adentrando na UEMA, em decorrência de uma agenda de ações governamentais e da sociedade civil que incentivam e engendram o cumprimento dos dispositivos legais.
Abstract: This study is part of the discussion on the inclusion of students with disabilities in Higher Education, being an analysis at the State University of Maranhão- UEMA and aims to analyze the proposals and actions of curricular, pedagogical and infrastructure, accessibility developed by the same and its implications. The following research questions are considered: How can theoretical formulations help to think about the processes of exclusion and inclusion in Higher Education? How does the existing guidance in the National Special Education Policy from the perspective of Inclusive Education relate to Higher Education practiced by UEMA, in the actions of course directors and students with disabilities? What are the visions of course directors and students of UEMA courses and how do they conceive the inclusive process in the context of pedagogical practice? What are UEMA's actions with regard to students with disabilities and how do they impact their inclusion? The research in evidence was of a descriptive and analytical type, according to the reasons to be addressed and supported by revision bibliographic and documentary reviews, which deal with the field of Inclusive Education and which trace the historicity of the education and schooling initiatives of students with disabilities in reality in Maranhão. The content analysis technique proposed by Bardin (1977) was used to analyze semi-structured interviews and identification questionnaires applied to the actors involved in the study. The research was linked to the Special Education Studies and Research Group - GEPES, of the Graduate Program in Education at the Federal University of Grande Dourados. Thus, we opted for the dialectical foundation of Inclusive education and for qualitative research and its subjective formulations, interpreting the objective dynamics of reality, having as theoretical framework among other authors: Chahini (2005, 2010, 2012, 2013 and 2016) Matos (2001 ); Mantoan (2006, 2010); Sassaki (1997, 2006); Stainback (1996); Amaral (1994); Manzini (2014); Mazzoni (2003); Mendes (2012,2018); Oliveira (2004, 2006); Omote (2005); Pereira (2018); Sonza (2018); Vygotsky (2014). This research was carried out at UEMA and, based on the methodological assumptions previously emphasized, giving priority to the inclusion of students with disabilities in undergraduate courses. The historical universe, with its time frame, was the year of 2015 and 2018, justifying such temporality due to the growth of the contingent of students with disabilities enrolled in the referred. To this end, semi-structured interviews were carried out and an identification questionnaire was applied with directors of courses attended by the referred students, and students with disabilities enrolled in UEMA's undergraduate courses, thus allowing, at times, to clarify issues regarding reflection and action of research participants facing Inclusion in Higher Education. In this study, we concluded that the State University of Maranhão has been mobilizing efforts in order to implement an institutional policy for the inclusion of students with disabilities in their undergraduate courses, trying, through articulated actions, to guarantee access, permanence and conclusion of studies. In addition, it is noticeable that, at this moment, there is a contingent of students with disabilities entering UEMA, due to an agenda of governmental and civil society actions that encourage and engender compliance with legal provisions.
Palavras-chave: Educação especial
Special education
Educação inclusiva
Inclusive education
Educação superior
College education
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de pós-graduação em Educação
Citação: JESUS, Ivone das Dores de. A Inclusão de alunos com deficiência na educação superior: uma análise na Universidade Estadual do Maranhão. 2020. 218 f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, 2020.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/4520
Data do documento: 23-Mar-2020
Aparece nas coleções:Doutorado em Educação

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