Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/4527
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Santos, Reinaldo dos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7850164594444032pt_BR
dc.contributor.referee1Martins, Morgana de Fátima Agostini-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9425072594458947pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Aline Maira da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0119179612439892pt_BR
dc.contributor.referee3Godoi, Eliamar-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/5028503004915253pt_BR
dc.contributor.referee4Ferreira, Eliana Lucia-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/7220418694683125pt_BR
dc.creatorDézinho, Mariana-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6833473308164071pt_BR
dc.date.accessioned2021-05-26T18:28:26Z-
dc.date.available2021-05-26T18:28:26Z-
dc.date.issued2020-09-04-
dc.identifier.citationDÉZINHO, Mariana. Desenvolvimento de tecnologia assistiva para avaliação de legendas para surdos: aplicativo APP-EAL. 2020. 364 f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/4527-
dc.description.abstractSubtitles are an indispensable resource for deaf people to perceive information. However, even with the creation of norms for their production, there has been a “noise” between the legislation and the tool itself. In other words, some studies pointed that there have been serious problems related to the technical limitations of subtitles. Undoubtedly, there is still a need of a more efficient fiscalization by public organs and authorities in relation to the subtitles’ formation, so that they can be in fact one resource of accessibility for users. This study has the overall aim of proposing a technology for the assessment of subtitles’ quality (app for smartphones of Android system) which will make a debate among emitters, in order to improve subtitles; public power – in order to oversight them, and users – in order to learn how to make good use of them and get empowered. Specific aims are: a) to develop (creation, test and diffusion) of an app that will systematically make and share the subtitles assessments. And Theoretical referential encompassed authors that discuss about pseudo accessibility and blocked/massified communication, as well as the ones who debate about communication, language, democracy, social participation and emancipation of individuals. The idea herein debated is that the use of assistive technologies in cooperative nets is efficient to overcome the pseudo accessibility through the individual empowerment, while making them protagonists. This research is based on the founding research (bibliographic and documentary research) associated with experimental development research (demand, resource, proposition of a solution, experimentation and development) with analysis carried out through panel study. The analysis was performed through the panel study. Composed of the research universe 65 collaborators (deaf, impaired and hearing – TV viewers of Brazilian contents) took part of the analyses, tests and validations. We believe that a technology able of linking communicative, cooperative and interactive nets - among the users, emitters and public power – is also able to promote the social, communicative and educational inclusion of impaired people. Moreover, cooperative communitarian volunteering nets are an important source of inclusion, which aims the protagonism and empowerment of deaf people. At last, we believe that the assessments’ feedbacks will enable the improvement of subtitles quality on television.en
dc.description.resumoAs legendas são recursos indispensáveis para a recepção de informação pelas pessoas surdas. Entretanto, mesmo com a criação de normativas para a produção desses recursos, percebe-se um “ruído” entre legislação e ferramenta, ou seja, estudos indicam que existem sérios problemas relacionados às limitações técnicas das legendas. Indubitavelmente é necessária uma maior fiscalização pelos órgãos públicos e autoridades na questão da formatação dessa ferramenta, para que ela venha a ser, de fato, um recurso de acessibilidade para seus usuários. Este estudo tem o objetivo geral de propor uma tecnologia de avaliação da qualidade das legendas (aplicativo para smartphone no sistema Android) que dialogue com os emissores, para que melhorem as legendas; com o poder público, a fim de que as fiscalizem; e com os usuários, para que aprendam a usá-las e se empoderem. Os objetivos específicos são: a) desenvolver (elaborar, experimentar, criar e difundir) um aplicativo para que sejam feitas e compartilhadas, de forma sistematizada, as avaliações de legendas. Como referencial teórico são utilizados autores que discutem sobre a pseudoacessibilidade e comunicação bloqueada/massificada, assim como teóricos que debatem sobre comunicação e linguagem, democracia, participação social e emancipação do sujeito. A tese defendida é de que a utilização de tecnologias assistivas em redes colaborativas é eficiente para o avanço na superação da pseudoacessibilidade comunicativa com protagonismo dos sujeitos. Trata-se de uma pesquisa de fundamentação (pesquisa bibliográfica e documental) associada à pesquisa experimental (demanda, recurso, proposição de solução, experimentação e desenvolvimento. Compuseram o universo da pesquisa 65 colaboradores (surdos, deficientes auditivos e ouvintes) espectadores de conteúdos televisivos no Brasil. Após análise por meio de estudo de painel de todas as avaliações, verificou-se que a produção das legendas continua fora das diretrizes, tendo em vista que, dentre as dez legendas avaliadas pelos colaboradores, apenas duas se mostraram dentro ou próximas do padrão recomendado, ou seja, apenas 20% da amostra. Acredita-se que uma tecnologia que associe redes de comunicação, redes colaborativas e interação entre usuários-emissores-poder público promova a inclusão social, comunicativa e educacional das pessoas com deficiência; que as redes colaborativas comunitárias voluntárias são um importante recurso de inclusão para o protagonismo e empoderamento de pessoas surdas, e que os feedbacks das avaliações podem colaborar para o avanço da qualidade das legendas na televisão.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Marcos Pimentel (marcospimentel@ufgd.edu.br) on 2021-05-26T18:28:26Z No. of bitstreams: 1 MarianaDézinho.pdf: 14201436 bytes, checksum: 74651b49f24578e3c131e02029e46383 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-05-26T18:28:26Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MarianaDézinho.pdf: 14201436 bytes, checksum: 74651b49f24578e3c131e02029e46383 (MD5) Previous issue date: 2020-09-04en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Grande Douradospt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de pós-graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFGDpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEducationen
dc.subjectInclusão socialpt_BR
dc.subjectSocial Inclusionen
dc.subjectTecnologia assistivapt_BR
dc.subjectAssistive technologyen
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleDesenvolvimento de tecnologia assistiva para avaliação de legendas para surdos: aplicativo APP-EALpt_BR
dc.title.alternativeDevelopment of assistive technology for assessment of subtitles for the deaf: APP-EAL appen
dc.title.alternativeDesarrollo de tecnología de asistencia para la evaluación de subtítulos para sordos: aplicación APP-EALes
dc.typeTesept_BR
Aparece nas coleções:Doutorado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MarianaDézinho.pdf13,87 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.