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Tipo: Dissertação
Título: O Grupo escolar Marechal Rondon (1967-1974): História da primeira instituição escolar no perímetro urbano de Naviraí-MS
Título(s) alternativo(s): The Marechal Rondon school group (1967-1974): History of the first school institution in the urban perimeter of Naviraí-MS
Autor(es): Pardin, Deysiane Pereira
Primeiro Orientador: Ziliani, Rosemeire de Lourdes Monteiro
metadata.dc.contributor.referee1: Pinto, Adriana Aparecida
metadata.dc.contributor.referee2: Furtado, Alessandra Cristina
metadata.dc.contributor.referee3: Oliveira, Magda Carmelita Sarat
Resumo: Este estudo está vinculado à Linha de Pesquisa “História da Educação, Memória e Sociedade, do Programa de Pós-Graduação stricto sensu, Mestrado em Educação, da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). O objetivo geral da pesquisa foi analisar o processo de surgimento e de funcionamento do Grupo Escolar Marechal Rondon, localizado no Distrito/Município de Naviraí, região sul de Mato Grosso do Sul, com o propósito de analisar inicialmente como os grupos escolares surgiram e como os mesmos compactuaram com o desenvolvimento das localidades em que foram inseridos. Para alcançar o objetivo, realizamos buscas acerca da organização desses grupos, sobre como o ensino primário fora modificado ao longo do período entre os anos de 1910 a 1970, e sobre como as reformas políticas existentes nesse período influenciaram o sistema educacional. A iniciativa de estudar o surgimento dos grupos escolares no país e em Mato Grosso objetivou compreender o lócus da pesquisa, que foi a região do Distrito de Naviraí. Ressaltamos que o Grupo foi a primeira instituição escolar instalada no perímetro urbano do distrito. O recorte temporal delimitado compreende ao ano de criação do Grupo, ocorrido em 1967, por meio do Decreto nº 223/1967, até sua extinção/transformação em 1974. Ressaltamos que antes de sua criação, a escola existia em outro padrão, na zona rural, sendo inicialmente denominada Escola Rural Mista de Finoto. Desse modo, a investigação baseou-se em fontes primárias constituídas por leis, regulamentos, regimentos, relatórios de governadores, levantados em arquivos públicos e em outras pesquisas que abordaram a mesma temática. Este trabalho é aliado ao referencial teórico foucaultiano. Quanto à metodologia, consistiu de uma pesquisa bibliográfica e documental, tendo em vista que os arquivos escolares existentes na instituição foram fundamentais para a pesquisa. Além disso, foram realizadas entrevistas semiestruturadas, visando ampliar as fontes. Por meio dos resultados da pesquisa, pudemos entender que o Grupo Escolar passou por dificuldades semelhantes às enfrentadas por outros grupos do sul de Mato Grosso como, por exemplo, a falta de recursos, apoio pedagógico e de inspeção escolar. No entanto, o mesmo contribuiu com o desenvolvimento do município de Naviraí, pois a escolarização de crianças era demandada no país e significava condição para a permanência dos trabalhadores e das famílias nas pequenas cidades, de modo que o Grupo cumpriu com seu papel, como detalhado na pesquisa, oferecendo um ensino organizado e de acordo com as normas legais em vigor no período.
Abstract: This study is linked to the Research Line “History of Education, Memory and Society, from the Stricto Sensu Postgraduate Program, Master in Education, of the Federal University of Grande Dourados (UFGD). The general research objective was to analyze the emergence process and the functioning of the Marechal Rondon School Group, located in the District/County of Naviraí, south region of Mato Grosso do Sul, with purpose to initially how do the school groups emerge and how they compacted with the localities development they were inserted. To achieve the objective, we conducted researches on the organization of these groups, on how primary education had changed over the period between 1910‟s and 1970‟s, and how the pension policy from thath time currently applied affect the educational system. The initiative to study the emergence of school groups in the country and in Mato Grosso, aimed to understand the locus of the research, which was is the region of the District of Naviraí. We emphasize that the School Group was the first located school institution in the urban perimeter. The delimited time lapse comprises the year of creation of the School Group, ocurred in 1967, through the Decree nº 223/1967, until it‟s extinction/transformation in 1974. We emphasize that before it‟s creation, that school already existed in anotheres standards, in a rural area, initially called Escola Rural Mista de Finoto. That way, the investigation was based on primary sources consisting from laws, regulations, regiments, presidential messages, government reports, collected in public archives and other researches related to the same theme. As to the methodology, it consisted from a bibliographic and documentary research, considering the school files of the institution, which were fundamental for a research. Besides that, were conducted semistructured interviews, aiming the expancion of the research. Through the results, we were able to understand what the School Group experienced difficulties related to other school groups in south of Mato Grosso, such the example as lack of funds, pedagogical support and school instruction. Despite this, it contributed to the development for the Naviraí‟s County, because the children‟s schooling and was required in the Brazil and meaning a condition for workers and families to stay in small towns, as the school group sucht that the School Group fulfilled it‟s role and, as we were able to analyze, as is detailed in the research, offering an organized education and in accordance with the legal norms current in that period.
Palavras-chave: Educação primária
Primary education
Instituição escolar
School institution
Mato Grosso (Brasil)
Mato Grosso (Brasil)
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de pós-graduação em Educação
Citação: PARDIN, Deysiane Pereira. O Grupo escolar Marechal Rondon (1967-1974): História da primeira instituição escolar no perímetro urbano de Naviraí-MS. 2020. 143 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, 2020.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/4529
Data do documento: 16-Abr-2020
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